Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

30 Abril, 2024 | 15:44
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

De acordo com a proposta hoje apresentada pela vereadora com o pelouro da mobilidade, Fabíola Oliveira, e que foi rejeitada pelo vereador independente Eduardo Teixeira e por Hugo Meira, do CDS-PP, a autarquia vai candidatar-se até quinta-feira ao Fundo Ambiental.

A vereadora da CDU, Cláudia Marinho, votou a favor e Paulo Vale, do PSD, absteve-se.

No final da reunião camarária, aos jornalistas, o presidente da Câmara explicou que o objetivo é prestar um serviço de qualidade, que na campanha para as eleições autárquicas foi criticado por todas as forças políticas.

“Agora foi-nos conferida a possibilidade de assumirmos a competência de explorar este serviço. Há ferramentas financeiras para apoiar essa aposta. Cruzo os braços? Não, temos de ser proativos”, afirmou.

Questionado sobre o investimento, o número e a tipologia dos de autocarros elétricos que vão ser adquiridos, bem como os postos de trabalho a criar, Luís Nobre disse que essas questões estão a ser avaliadas por equipas externas à autarquia.

O autarca socialista disse que o concurso para o serviço intermunicipal de transportes públicos continua a ser conduzido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

“Se o serviço intermunicipal der resposta às necessidades dos utentes, manteremos o novo serviço só na área urbana de Viana do Castelo. Se virmos que não funciona dentro do concelho e com experiência que acumularmos relativamente ao serviço podemos pensar como fizeram outras cidades”, referiu.

O vereador Eduardo Teixeira justificou o voto contra por considerar que a proposta deveria incluir um estudo económico-financeiro “sobre o passo de gigante” que o município vai dar, e por se tratar de um investimento considerável.

O vereador do CDS-PP, Hugo Meira, também criticou a falta de informação sobre a proposta hoje apresentada.

“O CDS-PP não tem fundamento para tomar uma decisão favorável. É uma proposta dúbia e um capricho caro do município”, referiu.

Segundo a proposta hoje aprovada, a que a Lusa teve acesso, a candidatura a que a Câmara de Viana do Castelo vai concorrer, do Fundo Ambiental, visa “reforçar o investimento na descarbonização dos transportes públicos, aumentando o número de novos autocarros de zero emissões para o transporte público de passageiros”.

Pretende ainda incluir a instalação de estações de carregamento de eletricidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 18 Fevereiro, 2026

DJ internacional Cirillo JR junta-se a DJ Pette no Club Lote 5

O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acelera licenciamento de obras com Inteligência Artificial

Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Papagaios-do-mar aparecem mortos em praias de Viana do Castelo

Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Cadáver de Orca encontrado na Praia Norte

Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Vale do Lima encerra ciclo como Região Europeia da Gastronomia e Vinho com gala em março

O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Município apoia compra de ambulância para Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.

Regional 18 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca abre inscrições para aulas de pintura destinadas a todas as idades

O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.