O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na reunião de encerramento e balanço do ano letivo de 2023/2024, momento que contou com a participação de representantes das direções dos sete agrupamentos escolares do concelho e com a Academia de Música de Viana do Castelo, enquanto parceiros do município.
No encontro, que aconteceu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, participaram também o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, e o Vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Na sessão de abertura, o autarca, Luís Nobre, agradeceu às direções dos agrupamentos, assumindo que as mesmas são “determinantes” para o trabalho que é feito no setor da Educação. ”A exigência da Educação só é concretizada graças ao esforço e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.
Recordou que, pela primeira vez, em 2023, a Câmara Municipal apresentou a Educação como primeira prioridade de investimento num ano económico, com a rubrica a ascender a 6,12 milhões de euros (17,2%), como foi indicado no Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano passado. Este ano, a autarquia vai avançar com as obras de Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros, financiadas em 16 milhões pelo PRR.
O Vereador da Educação, Manuel Vitorino, referiu que esta reunião pretendeu “ouvir dificuldades, constrangimentos e oportunidades de melhorias”, tendo servido para um balanço das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do ensino básico (AEC), dos projetos musicais que o município promove em parceria com a Academia de Música, dos projetos desportivos Náutica nas Escolas e “Correr, saltar e lançar”, projetos de âmbito ambiental, entre outros.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.