A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a abertura de um concurso público internacional para a construção de 64 habitações de custo controlado na freguesia de Darque. O valor base da empreitada ronda os 9,1 milhões de euros.
O projeto insere-se no Programa Integrado de Habitação do município e visa responder à crescente dificuldade de acesso à habitação por parte da classe média, especialmente jovens e famílias com rendimentos mensais entre os 1.700 e os 3.000 euros.
As novas habitações, de tipologia T1, T2 e T3, destinam-se a residentes no concelho há pelo menos dez anos. A atribuição das casas será feita através de concurso, dividido em três fases: candidatura para criação de uma bolsa de interessados, ordenação e atribuição dos fogos, e, por fim, assinatura de contrato-promessa de compra e venda.
Os interessados devem ter mais de 18 anos, nacionalidade portuguesa ou título de residência válido e permanente, e residência fiscal no concelho de Viana do Castelo coincidente com a morada apresentada na candidatura. Nenhum elemento do agregado familiar pode ser proprietário, usufrutuário ou arrendatário de outra habitação, nem ter dívidas ao município, à Autoridade Tributária ou à Segurança Social.
A consulta do processo e as candidaturas estarão disponíveis na página oficial da autarquia.
Além da construção em Darque, a autarquia prepara já o lançamento de um novo concurso para 18 lotes habitacionais em S. Romão de Neiva, no Lugar de Três Marcos, destinados também a habitação de custo controlado, com tipologias T2 e T3.
Este investimento insere-se na Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo, no âmbito do programa “1.º Direito”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representa um investimento total de quase 51 milhões de euros no concelho.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.