Tendo em conta a priorização da Saúde da população vianense, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou novos protocolos que reforçam a colaboração com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para alocação temporária de viaturas alugadas pelo Município destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, continuação dos projetos “Walk with a Doc” e Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento e ainda para reforço nos recursos humanos nas extensões de saúde.
Foi, assim, renovado, por mais 12 meses, o protocolo para implementação do programa de caminhadas denominado “Comunidade em Movimento”, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis. O projeto internacional “Walk With a Doc” é um programa simples e sustentável que pode ser implementado em qualquer comunidade com vista ao incentivo da prática de atividade física e redução dos efeitos de um estilo de vida sedentário. Consiste em vários grupos de caminhada liderados por um profissional de saúde e um técnico de exercício físico, acontecendo uma vez por mês, em Viana do Castelo.
Igualmente reforçado, por mais um ano, foi o projeto “Preparação Aquática para o Nascimento”, nas piscinas municipais, no âmbito da parceria entre Município e ULSAM. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas (UCC Barroselas) e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo (UCC Viana do Castelo) pretendem possibilitar às grávidas/casais que frequentam as aulas de preparação para o parto o usufruto de Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento. Estas têm como objetivo aumentar a autonomia e agilidade dos movimentos, aliviar a carga nas articulações, tonificar os músculos, diminuir as dores lombares e o risco de lesões durante o exercício, diminuir edemas, aumentar a capacidade respiratória, promover a autoconfiança e a relação da tríade mãe/pai/bebé, aumentar a libertação de endorfinas e promover o relaxamento.
O último protocolo assinado entre as duas entidades prevê, desde 2020, o reforço de recursos humanos para as Extensões de Saúde, que permitiu a retoma gradual da atividade assistencial destes serviços. Ao Município compete garantir o recrutamento e a alocação de Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos para as extensões de saúde, conforme as necessidades apresentadas pela ULSAM e a disponibilidade do Município.
Já antes, no mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha deliberado apoiar com 100 mil euros a requalificação do Bloco de Partos do Hospital de Santa Luzia, obra orçada em cerca de 2 milhões de euros e financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na altura, a proposta referia que, “tendo resultados clínicos excelentes, referenciados como exemplo na área do diagnóstico pré-natal, com reconhecido mérito por parte de outras instituições e pela tutela, a Maternidade de Viana necessita de requalificar o seu Bloco de Partos no sentido de melhorar a qualidade, a equidade a segurança e a eficiência no atendimento das grávidas e recém-nascidos”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.