Tendo em conta a priorização da Saúde da população vianense, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou novos protocolos que reforçam a colaboração com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para alocação temporária de viaturas alugadas pelo Município destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, continuação dos projetos “Walk with a Doc” e Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento e ainda para reforço nos recursos humanos nas extensões de saúde.
Foi, assim, renovado, por mais 12 meses, o protocolo para implementação do programa de caminhadas denominado “Comunidade em Movimento”, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis. O projeto internacional “Walk With a Doc” é um programa simples e sustentável que pode ser implementado em qualquer comunidade com vista ao incentivo da prática de atividade física e redução dos efeitos de um estilo de vida sedentário. Consiste em vários grupos de caminhada liderados por um profissional de saúde e um técnico de exercício físico, acontecendo uma vez por mês, em Viana do Castelo.
Igualmente reforçado, por mais um ano, foi o projeto “Preparação Aquática para o Nascimento”, nas piscinas municipais, no âmbito da parceria entre Município e ULSAM. A Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas (UCC Barroselas) e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo (UCC Viana do Castelo) pretendem possibilitar às grávidas/casais que frequentam as aulas de preparação para o parto o usufruto de Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento. Estas têm como objetivo aumentar a autonomia e agilidade dos movimentos, aliviar a carga nas articulações, tonificar os músculos, diminuir as dores lombares e o risco de lesões durante o exercício, diminuir edemas, aumentar a capacidade respiratória, promover a autoconfiança e a relação da tríade mãe/pai/bebé, aumentar a libertação de endorfinas e promover o relaxamento.
O último protocolo assinado entre as duas entidades prevê, desde 2020, o reforço de recursos humanos para as Extensões de Saúde, que permitiu a retoma gradual da atividade assistencial destes serviços. Ao Município compete garantir o recrutamento e a alocação de Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos para as extensões de saúde, conforme as necessidades apresentadas pela ULSAM e a disponibilidade do Município.
Já antes, no mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha deliberado apoiar com 100 mil euros a requalificação do Bloco de Partos do Hospital de Santa Luzia, obra orçada em cerca de 2 milhões de euros e financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na altura, a proposta referia que, “tendo resultados clínicos excelentes, referenciados como exemplo na área do diagnóstico pré-natal, com reconhecido mérito por parte de outras instituições e pela tutela, a Maternidade de Viana necessita de requalificar o seu Bloco de Partos no sentido de melhorar a qualidade, a equidade a segurança e a eficiência no atendimento das grávidas e recém-nascidos”.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.