A Câmara Municipal de Viana do Castelo garantiu, através do AVISO NORTE2030-2024-31 - Cultura - Iniciativas Âncora Regionais (“Rotas do Norte”), financiamento para obras de conservação da Igreja de São Domingos.
A empreitada visa a substituição da cobertura e caixilharia exterior da igreja integrada no Convento de São Domingos, representando um investimento total superior a 820 mil euros e tendo garantido financiamento de 615.277 euros.
A Igreja de São Domingos localiza-se no centro histórico, no Largo de São Domingos, e corresponde a um elemento singular do Património Cultural.
A operação “Obra de Conservação da Igreja de São Domingos” insere-se na Tipologia de intervenção RSO4.6-01 – Cultura e reveste-se de caráter, maioritariamente, infraestrutural. Trata-se de uma intervenção em património cultural, designadamente uma intervenção de salvaguarda, conservação e restauro, reabilitação, valorização, programação e promoção do património de um Bem Cultural, classificado como Monumento Nacional por Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910 (igreja) / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 149 de 27 junho 1973, e é propriedade do Estado Português.
De acordo com a candidatura apresentada, a intervenção proposta de substituição da cobertura e caixilharia exterior pressupõe a manutenção do uso como lugar de culto religioso e atividades complementares associadas ao mesmo fim, nomeadamente culturais e formativas.
As infiltrações que ocorrem devido ao mau estado de conservação da cobertura têm danificado os tetos em madeira e o revestimento das paredes, interferindo também com a instalação elétrica. A falta de isolamento térmico da cobertura e o mau estado de algumas caixilharias acentua o desconforto do espaço durante as estações mais frias.
Assim, a intervenção prevista visa promover a conservação e valorização do imóvel, mantendo intactas todas as suas caraterísticas patrimoniais e assegurando melhores condições de conforto para os utentes, potenciando o seu uso de forma mais frequente e em maior número de participantes.
Por conseguinte, os trabalhos de conservação serão basicamente constituídos por trabalhos de restauro, reparação e limpeza, mantendo integralmente as características existentes.
A construção da igreja de Santa Cruz ou Igreja de São Domingos remonta ao século XVI. Da autoria do mestre João Lopes, o Moço, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de São Bartolomeu dos Mártires, a igreja do Convento de São Domingos corresponde a um tempo quinhentista.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.