A Câmara Municipal de Viana do Castelo garantiu, através do AVISO NORTE2030-2024-31 - Cultura - Iniciativas Âncora Regionais (“Rotas do Norte”), financiamento para obras de conservação da Igreja de São Domingos.
A empreitada visa a substituição da cobertura e caixilharia exterior da igreja integrada no Convento de São Domingos, representando um investimento total superior a 820 mil euros e tendo garantido financiamento de 615.277 euros.
A Igreja de São Domingos localiza-se no centro histórico, no Largo de São Domingos, e corresponde a um elemento singular do Património Cultural.
A operação “Obra de Conservação da Igreja de São Domingos” insere-se na Tipologia de intervenção RSO4.6-01 – Cultura e reveste-se de caráter, maioritariamente, infraestrutural. Trata-se de uma intervenção em património cultural, designadamente uma intervenção de salvaguarda, conservação e restauro, reabilitação, valorização, programação e promoção do património de um Bem Cultural, classificado como Monumento Nacional por Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910 (igreja) / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 149 de 27 junho 1973, e é propriedade do Estado Português.
De acordo com a candidatura apresentada, a intervenção proposta de substituição da cobertura e caixilharia exterior pressupõe a manutenção do uso como lugar de culto religioso e atividades complementares associadas ao mesmo fim, nomeadamente culturais e formativas.
As infiltrações que ocorrem devido ao mau estado de conservação da cobertura têm danificado os tetos em madeira e o revestimento das paredes, interferindo também com a instalação elétrica. A falta de isolamento térmico da cobertura e o mau estado de algumas caixilharias acentua o desconforto do espaço durante as estações mais frias.
Assim, a intervenção prevista visa promover a conservação e valorização do imóvel, mantendo intactas todas as suas caraterísticas patrimoniais e assegurando melhores condições de conforto para os utentes, potenciando o seu uso de forma mais frequente e em maior número de participantes.
Por conseguinte, os trabalhos de conservação serão basicamente constituídos por trabalhos de restauro, reparação e limpeza, mantendo integralmente as características existentes.
A construção da igreja de Santa Cruz ou Igreja de São Domingos remonta ao século XVI. Da autoria do mestre João Lopes, o Moço, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de São Bartolomeu dos Mártires, a igreja do Convento de São Domingos corresponde a um tempo quinhentista.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.