O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregou no domingo uma viatura seminova para reforçar o Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) do Centro Social Paroquial de Afife.
A carrinha, que representou um investimento de 12.500 euros, vem, assim, beneficiar os 20 utentes que são servidos diariamente pelo S.A.D. da Instituição Particular de Solidariedade Social.
O Centro Social Paroquial de Afife conta atualmente com cerca de 40 utentes em Centro de Dia e tem capacidade para servir 20 utentes no Serviço de Apoio Domiciliário.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, disse que este é “um equipamento determinante para ir ao encontro de quem precisa destes serviços”.
A autarquia vianense está também a apoiar tecnicamente o Centro Social Paroquial de Afife numa candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-45 – Infraestruturas e Equipamentos Sociais, no âmbito do PRR, para reformulação e ampliação das instalações, empreitada que poderá ir até 150 mil euros e que permitirá ampliar a cozinha da IPSS, possibilitando o aumento da capacidade do Serviço de Apoio Domiciliário, requalificando ainda o Centro de Dia.
O pároco José Domingos Gomes, Presidente da IPSS, indicou que “esta viatura seminova vem permitir a realização de um serviço em melhores condições aos nossos idosos”.
Também o Presidente da Junta de Freguesia de Afife, Duarte Oliveira, considerou que o apoio à instituição “permite dar melhor ajuda à população da freguesia”, pelo que afirmou que a viatura agora disponível “é uma ferramenta muito importante” para “cuidar de quem cuidou de nós”.
O Centro Social Paroquial de Afife é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa contribuir para a promoção integral e entreajuda de todos os habitantes da freguesia e freguesias limítrofes, num espírito de solidariedade humana.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) aprovou, por unanimidade, em sessão realizada em Monção, o Relatório de Gestão e Contas referente ao exercício de 2024.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, marcou presença na Sessão de Escritura Pública da Constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo.