O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregou no domingo uma viatura seminova para reforçar o Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) do Centro Social Paroquial de Afife.
A carrinha, que representou um investimento de 12.500 euros, vem, assim, beneficiar os 20 utentes que são servidos diariamente pelo S.A.D. da Instituição Particular de Solidariedade Social.
O Centro Social Paroquial de Afife conta atualmente com cerca de 40 utentes em Centro de Dia e tem capacidade para servir 20 utentes no Serviço de Apoio Domiciliário.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, disse que este é “um equipamento determinante para ir ao encontro de quem precisa destes serviços”.
A autarquia vianense está também a apoiar tecnicamente o Centro Social Paroquial de Afife numa candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-45 – Infraestruturas e Equipamentos Sociais, no âmbito do PRR, para reformulação e ampliação das instalações, empreitada que poderá ir até 150 mil euros e que permitirá ampliar a cozinha da IPSS, possibilitando o aumento da capacidade do Serviço de Apoio Domiciliário, requalificando ainda o Centro de Dia.
O pároco José Domingos Gomes, Presidente da IPSS, indicou que “esta viatura seminova vem permitir a realização de um serviço em melhores condições aos nossos idosos”.
Também o Presidente da Junta de Freguesia de Afife, Duarte Oliveira, considerou que o apoio à instituição “permite dar melhor ajuda à população da freguesia”, pelo que afirmou que a viatura agora disponível “é uma ferramenta muito importante” para “cuidar de quem cuidou de nós”.
O Centro Social Paroquial de Afife é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa contribuir para a promoção integral e entreajuda de todos os habitantes da freguesia e freguesias limítrofes, num espírito de solidariedade humana.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.