Logo
Regional

Câmara de Viana do Castelo é entidade acreditada pelo INEM

26 Junho, 2025 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Câmara Municipal de Viana do Castelo é agora entidade acreditada pelo INEM para ministrar formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.

Com uma rede de desfibrilhação já implementada e operacional, a capacidade de formar internamente os seus próprios agentes, através da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, representa um novo patamar que confere ao Município mais autonomia, maior rapidez na resposta e uma cultura crescente de segurança.

Este avanço é considerado estrutural tendo em conta a importância transversal desta valência para todas as áreas da intervenção municipal, consolidando uma visão de futuro onde os meios, as pessoas e o conhecimento estão integrados ao serviço da vida.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a desenvolver o Projeto + Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, que prevê a implementação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal através da colocação de DAE´s em Pavilhões Municipais e Pavilhões de Escolas EB 2,3 e secundárias e, ainda, duas Cabines de Rua com DAE. Este projeto municipal assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.

No âmbito deste projeto, foram certificados 102 operadores de DAE em 18 momentos formativos, que incluíram funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo das áreas do Desporto e Educação, técnicos de clubes desportivos e funcionários dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Em fevereiro de 2025 realizaram-se 9 sessões de treino em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) para 82 operadores. Estas ações, destinadas funcionários e técnicos cuja formação inicial decorreu há mais de um ano, tiveram por objetivos relembrar a cadeia de sobrevivência, abordar o circuito da chamada 112, treinar o algoritmo de suporte básico de vida com DAE, executar adequadamente a reanimação cardiorrespiratória no adulto e na criança, relembrar os sinais de obstrução da via aérea e respetivas manobras de desobstrução, demonstrar o funcionamento das cabines de rua.

Em abril de 2025, realizaram-se 13 ações de formação em primeiros socorros, nas quais participaram 256 funcionários municipais, com vista ao reforço dos seus conhecimentos e competências para resposta em situações de emergência.

Neste momento, Viana do Castelo tem 22 desfibrilhadores automáticos externos instalados: Centro Cultural, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela,  Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro, Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.

Viana do Castelo conta ainda com 2 cabines de rua instaladas, na Praça Eixo Atlântico e Jardim D. Fernando, locais de proximidade de áreas com grande afluência de pessoas.

Este é um passo estratégico e significativo, que reforça o compromisso da autarquia com a proteção e bem-estar da comunidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Setembro, 2025

Portugal regista verão mais quente dos últimos 94 anos

Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.

Regional 6 Setembro, 2025

Vila Nova de Cerveira lança novas peças da coleção “Conta de Cerveira – Joia Municipal”

Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.

Desporto 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

Desporto 6 Setembro, 2025

Liga Feminina de futsal arranca com duelo entre campeão Nun’Álvares e vice-campeão Santa Luzia

A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.

Regional 6 Setembro, 2025

Monção avança com requalificação do Centro de Saúde

A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.

Música 6 Setembro, 2025

NOBLE atua em Viana do Castelo na próxima sexta-feira

O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.

Regional 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo: Assalto ao Museu do Ouro faz hoje 18 anos

Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.