O Câmara Municipal de Viana do Castelo é agora entidade acreditada pelo INEM para ministrar formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.
Com uma rede de desfibrilhação já implementada e operacional, a capacidade de formar internamente os seus próprios agentes, através da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, representa um novo patamar que confere ao Município mais autonomia, maior rapidez na resposta e uma cultura crescente de segurança.
Este avanço é considerado estrutural tendo em conta a importância transversal desta valência para todas as áreas da intervenção municipal, consolidando uma visão de futuro onde os meios, as pessoas e o conhecimento estão integrados ao serviço da vida.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a desenvolver o Projeto + Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, que prevê a implementação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal através da colocação de DAE´s em Pavilhões Municipais e Pavilhões de Escolas EB 2,3 e secundárias e, ainda, duas Cabines de Rua com DAE. Este projeto municipal assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.
No âmbito deste projeto, foram certificados 102 operadores de DAE em 18 momentos formativos, que incluíram funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo das áreas do Desporto e Educação, técnicos de clubes desportivos e funcionários dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Em fevereiro de 2025 realizaram-se 9 sessões de treino em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) para 82 operadores. Estas ações, destinadas funcionários e técnicos cuja formação inicial decorreu há mais de um ano, tiveram por objetivos relembrar a cadeia de sobrevivência, abordar o circuito da chamada 112, treinar o algoritmo de suporte básico de vida com DAE, executar adequadamente a reanimação cardiorrespiratória no adulto e na criança, relembrar os sinais de obstrução da via aérea e respetivas manobras de desobstrução, demonstrar o funcionamento das cabines de rua.
Em abril de 2025, realizaram-se 13 ações de formação em primeiros socorros, nas quais participaram 256 funcionários municipais, com vista ao reforço dos seus conhecimentos e competências para resposta em situações de emergência.
Neste momento, Viana do Castelo tem 22 desfibrilhadores automáticos externos instalados: Centro Cultural, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela, Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro, Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.
Viana do Castelo conta ainda com 2 cabines de rua instaladas, na Praça Eixo Atlântico e Jardim D. Fernando, locais de proximidade de áreas com grande afluência de pessoas.
Este é um passo estratégico e significativo, que reforça o compromisso da autarquia com a proteção e bem-estar da comunidade.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.