O Câmara Municipal de Viana do Castelo é agora entidade acreditada pelo INEM para ministrar formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.
Com uma rede de desfibrilhação já implementada e operacional, a capacidade de formar internamente os seus próprios agentes, através da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, representa um novo patamar que confere ao Município mais autonomia, maior rapidez na resposta e uma cultura crescente de segurança.
Este avanço é considerado estrutural tendo em conta a importância transversal desta valência para todas as áreas da intervenção municipal, consolidando uma visão de futuro onde os meios, as pessoas e o conhecimento estão integrados ao serviço da vida.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a desenvolver o Projeto + Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, que prevê a implementação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal através da colocação de DAE´s em Pavilhões Municipais e Pavilhões de Escolas EB 2,3 e secundárias e, ainda, duas Cabines de Rua com DAE. Este projeto municipal assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.
No âmbito deste projeto, foram certificados 102 operadores de DAE em 18 momentos formativos, que incluíram funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo das áreas do Desporto e Educação, técnicos de clubes desportivos e funcionários dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Em fevereiro de 2025 realizaram-se 9 sessões de treino em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) para 82 operadores. Estas ações, destinadas funcionários e técnicos cuja formação inicial decorreu há mais de um ano, tiveram por objetivos relembrar a cadeia de sobrevivência, abordar o circuito da chamada 112, treinar o algoritmo de suporte básico de vida com DAE, executar adequadamente a reanimação cardiorrespiratória no adulto e na criança, relembrar os sinais de obstrução da via aérea e respetivas manobras de desobstrução, demonstrar o funcionamento das cabines de rua.
Em abril de 2025, realizaram-se 13 ações de formação em primeiros socorros, nas quais participaram 256 funcionários municipais, com vista ao reforço dos seus conhecimentos e competências para resposta em situações de emergência.
Neste momento, Viana do Castelo tem 22 desfibrilhadores automáticos externos instalados: Centro Cultural, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela, Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro, Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.
Viana do Castelo conta ainda com 2 cabines de rua instaladas, na Praça Eixo Atlântico e Jardim D. Fernando, locais de proximidade de áreas com grande afluência de pessoas.
Este é um passo estratégico e significativo, que reforça o compromisso da autarquia com a proteção e bem-estar da comunidade.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.