A Câmara de Viana do Castelo aprovou na sexta-feira o reconhecimento do interesse público da utilização de um terreno da Reserva Agrícola Nacional, dando luz verde à construção de um parque de estacionamento da fábrica de armas Browning.
Na proposta votada em reunião extraordinária do executivo, indica-se que a “área a ser intervencionada é de 15.900 metros quadrados, com pavimentação prevista em paralelo ou cubos de granito com vista à manutenção da permeabilidade do solo, admitindo-se outra tipologia a definir após parecer a emitir pela Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional”.
O documento refere ainda que o investimento previsto, de 600 mil euros, “permitirá o descongestionamento das vias em torno da unidade, permitindo uma maior fluidez da circulação de veículos, bem como eliminar o estacionamento caótico atualmente existente e que pode colocar em causa a segurança da circulação rodoviária no local, seja ela pedonal ou de veículos”.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre (PS), disse estar em causa “uma emergência mesmo”, tendo em conta “o número de viaturas estacionadas indevidamente” e o facto de a fábrica, instalada há 50 anos em Viana do Castelo, dar emprego a 500 trabalhadores.
“Acho que justifica para dar condições a empresa e aos seus trabalhadores, mesmo estando em reserva agrícola”, observou o autarca, assinalando que a empresa, “tendo consciência de que tem uma dificuldade, está a apresentar uma solução.
A Browning concluiu em outubro de 2023 a ampliação da unidade em São Romão do Neiva, orçada em 21 milhões de euros, que criou 50 novos empregos.
A fábrica, responsável pela produção das armas Browning e Winchester, passou a ocupar “uma área total de 30 mil metros quadrados”.
Trata-se da maior fábrica de armas em Portugal, estando autorizada pela PSP a produzir até 150 mil unidades por ano.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.
Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.
O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.