A Câmara de Viana do Castelo aprovou na sexta-feira o reconhecimento do interesse público da utilização de um terreno da Reserva Agrícola Nacional, dando luz verde à construção de um parque de estacionamento da fábrica de armas Browning.
Na proposta votada em reunião extraordinária do executivo, indica-se que a “área a ser intervencionada é de 15.900 metros quadrados, com pavimentação prevista em paralelo ou cubos de granito com vista à manutenção da permeabilidade do solo, admitindo-se outra tipologia a definir após parecer a emitir pela Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional”.
O documento refere ainda que o investimento previsto, de 600 mil euros, “permitirá o descongestionamento das vias em torno da unidade, permitindo uma maior fluidez da circulação de veículos, bem como eliminar o estacionamento caótico atualmente existente e que pode colocar em causa a segurança da circulação rodoviária no local, seja ela pedonal ou de veículos”.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre (PS), disse estar em causa “uma emergência mesmo”, tendo em conta “o número de viaturas estacionadas indevidamente” e o facto de a fábrica, instalada há 50 anos em Viana do Castelo, dar emprego a 500 trabalhadores.
“Acho que justifica para dar condições a empresa e aos seus trabalhadores, mesmo estando em reserva agrícola”, observou o autarca, assinalando que a empresa, “tendo consciência de que tem uma dificuldade, está a apresentar uma solução.
A Browning concluiu em outubro de 2023 a ampliação da unidade em São Romão do Neiva, orçada em 21 milhões de euros, que criou 50 novos empregos.
A fábrica, responsável pela produção das armas Browning e Winchester, passou a ocupar “uma área total de 30 mil metros quadrados”.
Trata-se da maior fábrica de armas em Portugal, estando autorizada pela PSP a produzir até 150 mil unidades por ano.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.