A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
Neste novo ciclo formativo, 83 migrantes de diversas nacionalidades já se inscreveram nas aulas, que decorrem até 31 de maio. As turmas estão organizadas por níveis — A1 (Iniciação), A2 (Intermédio) e B1 (Avançado) — e contam com sessões semanais presenciais, lecionadas por professores voluntários.
Entre as nacionalidades mais representadas destacam-se 13 participantes dos Estados Unidos da América, 12 da Alemanha, 10 de Espanha e 9 da Ucrânia.
Durante o ano letivo de 2024/2025, o número de inscritos foi crescendo progressivamente, tendo o grupo de alunos assíduos — aqueles que frequentaram pelo menos metade das aulas — atingido cerca de uma centena de participantes.
Esta iniciativa insere-se nas políticas locais de acolhimento e integração de migrantes promovidas pelo Município, que visam reforçar a coesão social e a interculturalidade através de diversas atividades de apoio e capacitação.
As aulas, com duração de duas horas semanais, decorrem durante o período escolar (de setembro a junho), com interrupções nas férias de Natal, Páscoa e Verão.
A participação é gratuita e está aberta a qualquer cidadão migrante residente em Viana do Castelo que deseje aprender ou aperfeiçoar o português e conhecer melhor a cultura local. As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponível no site do Município: www.cm-viana-castelo.pt.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.