A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
Neste novo ciclo formativo, 83 migrantes de diversas nacionalidades já se inscreveram nas aulas, que decorrem até 31 de maio. As turmas estão organizadas por níveis — A1 (Iniciação), A2 (Intermédio) e B1 (Avançado) — e contam com sessões semanais presenciais, lecionadas por professores voluntários.
Entre as nacionalidades mais representadas destacam-se 13 participantes dos Estados Unidos da América, 12 da Alemanha, 10 de Espanha e 9 da Ucrânia.
Durante o ano letivo de 2024/2025, o número de inscritos foi crescendo progressivamente, tendo o grupo de alunos assíduos — aqueles que frequentaram pelo menos metade das aulas — atingido cerca de uma centena de participantes.
Esta iniciativa insere-se nas políticas locais de acolhimento e integração de migrantes promovidas pelo Município, que visam reforçar a coesão social e a interculturalidade através de diversas atividades de apoio e capacitação.
As aulas, com duração de duas horas semanais, decorrem durante o período escolar (de setembro a junho), com interrupções nas férias de Natal, Páscoa e Verão.
A participação é gratuita e está aberta a qualquer cidadão migrante residente em Viana do Castelo que deseje aprender ou aperfeiçoar o português e conhecer melhor a cultura local. As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponível no site do Município: www.cm-viana-castelo.pt.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.