A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje a contração de um empréstimo bancário, no valor de 14 milhões de euros para quatro investimentos orçados em mais de 28 milhões de euros, entre eles, o novo mercado municipal.
A proposta foi rejeitada pelo PSD e CDS-PP e do vereador Eduardo Teixeira. A CDU votou a favor.
O empréstimo, com prazo de vencimento de 15 anos, será utilizado este ano, em 2025 e 2026 e visa “assegurar o financiamento da diferença entre o valor do investimento e o valor do fundo aprovado Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a construção do novo mercado municipal”, no local onde existia do prédio Coutinho, orçado em 10,9 milhões de euros.
Na apresentação da proposta, o presidente da Câmara, Luís Nobre, disse que a construção terá de estar no terreno antes de agosto de 2025, antes de terminar a Declaração de Utilidade Pública (DUP).
O autarca socialista estimou, em julho, lançar a empreitada a concurso público para que a construção possa arrancar até final do ano.

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.