A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária do executivo municipal, um apoio total de 38.970,78 euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho.
Na apresentação da proposta, o vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino explicou que o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 contempla a aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas.
Neste âmbito, é contemplada a criação dum programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho.
Para “permitir operacionalizar esta medida” a maioria propôs hoje a aprovação de um apoio total de 38.970,78 a distribuir por várias entidades e Juntas de Freguesias.
A Comissão de Festas de Santa Cruz de Alvarães vai receber 150 euros pela realização da Viagem no Tempo, que decorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, ao Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha foi atribuído um apoio de 700 euros pela organização da exposição do 40º aniversário do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo, que esteve patente entre os dias 15 e 30 de julho.
A Junta de Freguesia de Outeiro é contemplada com 6.641,50 euros para apoio á despesa com a realização do 10º Arraial Gastronómico das Freguesias de Outeiro e Perre e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo vai receber cinco mil euros para suportar despesas com a inscrição da Vela Votiva no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Já o Secretariado Litúrgico da Diocese de Viana do Castelo recebe 15 mil euros pela terceira edição do ciclo de órgão que começou a 30 de setembro e termina a 21 de outubro. À União de Freguesias de Torre e Vila Mou foi atribuída a verba de 2.325,00 euros pelas Jornadas “Verão em União”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.