A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária do executivo municipal, um apoio total de 38.970,78 euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho.
Na apresentação da proposta, o vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino explicou que o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 contempla a aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas.
Neste âmbito, é contemplada a criação dum programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho.
Para “permitir operacionalizar esta medida” a maioria propôs hoje a aprovação de um apoio total de 38.970,78 a distribuir por várias entidades e Juntas de Freguesias.
A Comissão de Festas de Santa Cruz de Alvarães vai receber 150 euros pela realização da Viagem no Tempo, que decorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, ao Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha foi atribuído um apoio de 700 euros pela organização da exposição do 40º aniversário do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo, que esteve patente entre os dias 15 e 30 de julho.
A Junta de Freguesia de Outeiro é contemplada com 6.641,50 euros para apoio á despesa com a realização do 10º Arraial Gastronómico das Freguesias de Outeiro e Perre e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo vai receber cinco mil euros para suportar despesas com a inscrição da Vela Votiva no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Já o Secretariado Litúrgico da Diocese de Viana do Castelo recebe 15 mil euros pela terceira edição do ciclo de órgão que começou a 30 de setembro e termina a 21 de outubro. À União de Freguesias de Torre e Vila Mou foi atribuída a verba de 2.325,00 euros pelas Jornadas “Verão em União”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.