A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária do executivo municipal, um apoio total de 38.970,78 euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho.
Na apresentação da proposta, o vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino explicou que o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 contempla a aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas.
Neste âmbito, é contemplada a criação dum programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho.
Para “permitir operacionalizar esta medida” a maioria propôs hoje a aprovação de um apoio total de 38.970,78 a distribuir por várias entidades e Juntas de Freguesias.
A Comissão de Festas de Santa Cruz de Alvarães vai receber 150 euros pela realização da Viagem no Tempo, que decorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, ao Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha foi atribuído um apoio de 700 euros pela organização da exposição do 40º aniversário do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo, que esteve patente entre os dias 15 e 30 de julho.
A Junta de Freguesia de Outeiro é contemplada com 6.641,50 euros para apoio á despesa com a realização do 10º Arraial Gastronómico das Freguesias de Outeiro e Perre e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo vai receber cinco mil euros para suportar despesas com a inscrição da Vela Votiva no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Já o Secretariado Litúrgico da Diocese de Viana do Castelo recebe 15 mil euros pela terceira edição do ciclo de órgão que começou a 30 de setembro e termina a 21 de outubro. À União de Freguesias de Torre e Vila Mou foi atribuída a verba de 2.325,00 euros pelas Jornadas “Verão em União”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.