A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária do executivo municipal, um apoio total de 38.970,78 euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho.
Na apresentação da proposta, o vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, Manuel Vitorino explicou que o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 contempla a aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas.
Neste âmbito, é contemplada a criação dum programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho.
Para “permitir operacionalizar esta medida” a maioria propôs hoje a aprovação de um apoio total de 38.970,78 a distribuir por várias entidades e Juntas de Freguesias.
A Comissão de Festas de Santa Cruz de Alvarães vai receber 150 euros pela realização da Viagem no Tempo, que decorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, ao Grupo de Danças e Cantares de Vila Nova de Anha foi atribuído um apoio de 700 euros pela organização da exposição do 40º aniversário do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo, que esteve patente entre os dias 15 e 30 de julho.
A Junta de Freguesia de Outeiro é contemplada com 6.641,50 euros para apoio á despesa com a realização do 10º Arraial Gastronómico das Freguesias de Outeiro e Perre e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo vai receber cinco mil euros para suportar despesas com a inscrição da Vela Votiva no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Já o Secretariado Litúrgico da Diocese de Viana do Castelo recebe 15 mil euros pela terceira edição do ciclo de órgão que começou a 30 de setembro e termina a 21 de outubro. À União de Freguesias de Torre e Vila Mou foi atribuída a verba de 2.325,00 euros pelas Jornadas “Verão em União”.
A proposta foi aprovada por unanimidade.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.