O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, firmou dois protocolos com o Centro Social e Paroquial de São Sebastião de Chafé que vão apoiar a requalificação e ampliação da creche da IPSS e a aquisição de uma viatura seminova, num momento que contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.
O Centro Social e Paroquial de São Sebastião de Chafé identificou, junto da Câmara Municipal, a necessidade de realizar obras de requalificação e ampliação das instalações da creche, das quais se evidenciam sinais claros de deterioração, para além do espaço existente já não satisfazer as necessidades atuais e que permitam o desenvolvimento eficiente das suas atividades, necessitando, por isso, de obras de ampliação.
Assim, o Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e o Centro Social e Paroquial de Sº. Sebastião de Chafé prevê apoiar a primeira fase da requalificação e ampliação de creche com uma verba de 15 mil euros.
A direção do Centro Social solicitou ainda ao Município apoio para aquisição de uma viatura seminova para melhor operacionalização do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Tendo em conta o papel que esta associação desenvolve no concelho e nomeadamente naquela freguesia e freguesias limítrofes, o Município vai apoiar a compra da viatura com metade do valor da mesma, no valor de 8.653 euros.
O Centro Social e Paroquial de São Sebastião de Chafé (CSPC) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos e desenvolve as suas respostas para a população de Chafé e das freguesas limítrofes desde 1983, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas e das crianças.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.