O executivo municipal aprovou, esta terça-feira, a abertura de concurso público internacional num valor que ascende a mais de 12,6 milhões de euros, o projeto de execução e peças, nomeação de júri e autorização de despesa da empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, aprova, assim, a abertura de concurso público internacional por 12.600.161,85 euros e inclui a construção do edifício e arranjos envolventes.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17h00 do 40º dia a contar da data de envio, para publicação, do presente anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
No documento de Análise Custo Benefício do novo Mercado Municipal é indicado que este é um investimento público “crítico” para o Município de Viana do Castelo, “que se justifica pelo importante contributo para a melhoria da rentabilidade dos negócios lá instalados e pela dinamização da ARU e espaços envolventes, mitigando os constrangimentos inerentes à localização e funcionamento do mercado atual”.
“Pretende-se que o novo mercado cruze a especialização na comercialização de produtos agroalimentares, de elevada frescura e priorizando os produtos de base local, com princípios e boas práticas de gestão orientados à rentabilização dos espaços, podendo para o efeito, incluir ofertas de serviços e produtos complementares. Desta forma, criará as condições necessárias para atrair mais clientes consumidores, bem como clientes profissionais, sobretudo em faixas etárias menos envelhecidas”, é ainda referido.
O projeto está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício do mercado propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do demolido / desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.