O executivo municipal aprovou, esta terça-feira, a abertura de concurso público internacional num valor que ascende a mais de 12,6 milhões de euros, o projeto de execução e peças, nomeação de júri e autorização de despesa da empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, aprova, assim, a abertura de concurso público internacional por 12.600.161,85 euros e inclui a construção do edifício e arranjos envolventes.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17h00 do 40º dia a contar da data de envio, para publicação, do presente anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
No documento de Análise Custo Benefício do novo Mercado Municipal é indicado que este é um investimento público “crítico” para o Município de Viana do Castelo, “que se justifica pelo importante contributo para a melhoria da rentabilidade dos negócios lá instalados e pela dinamização da ARU e espaços envolventes, mitigando os constrangimentos inerentes à localização e funcionamento do mercado atual”.
“Pretende-se que o novo mercado cruze a especialização na comercialização de produtos agroalimentares, de elevada frescura e priorizando os produtos de base local, com princípios e boas práticas de gestão orientados à rentabilização dos espaços, podendo para o efeito, incluir ofertas de serviços e produtos complementares. Desta forma, criará as condições necessárias para atrair mais clientes consumidores, bem como clientes profissionais, sobretudo em faixas etárias menos envelhecidas”, é ainda referido.
O projeto está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício do mercado propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do demolido / desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.