O executivo municipal aprovou, esta terça-feira, a abertura de concurso público internacional num valor que ascende a mais de 12,6 milhões de euros, o projeto de execução e peças, nomeação de júri e autorização de despesa da empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, aprova, assim, a abertura de concurso público internacional por 12.600.161,85 euros e inclui a construção do edifício e arranjos envolventes.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17h00 do 40º dia a contar da data de envio, para publicação, do presente anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
No documento de Análise Custo Benefício do novo Mercado Municipal é indicado que este é um investimento público “crítico” para o Município de Viana do Castelo, “que se justifica pelo importante contributo para a melhoria da rentabilidade dos negócios lá instalados e pela dinamização da ARU e espaços envolventes, mitigando os constrangimentos inerentes à localização e funcionamento do mercado atual”.
“Pretende-se que o novo mercado cruze a especialização na comercialização de produtos agroalimentares, de elevada frescura e priorizando os produtos de base local, com princípios e boas práticas de gestão orientados à rentabilização dos espaços, podendo para o efeito, incluir ofertas de serviços e produtos complementares. Desta forma, criará as condições necessárias para atrair mais clientes consumidores, bem como clientes profissionais, sobretudo em faixas etárias menos envelhecidas”, é ainda referido.
O projeto está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício do mercado propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do demolido / desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.