O executivo municipal aprovou, esta terça-feira, a abertura de concurso público internacional num valor que ascende a mais de 12,6 milhões de euros, o projeto de execução e peças, nomeação de júri e autorização de despesa da empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, aprova, assim, a abertura de concurso público internacional por 12.600.161,85 euros e inclui a construção do edifício e arranjos envolventes.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17h00 do 40º dia a contar da data de envio, para publicação, do presente anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
No documento de Análise Custo Benefício do novo Mercado Municipal é indicado que este é um investimento público “crítico” para o Município de Viana do Castelo, “que se justifica pelo importante contributo para a melhoria da rentabilidade dos negócios lá instalados e pela dinamização da ARU e espaços envolventes, mitigando os constrangimentos inerentes à localização e funcionamento do mercado atual”.
“Pretende-se que o novo mercado cruze a especialização na comercialização de produtos agroalimentares, de elevada frescura e priorizando os produtos de base local, com princípios e boas práticas de gestão orientados à rentabilização dos espaços, podendo para o efeito, incluir ofertas de serviços e produtos complementares. Desta forma, criará as condições necessárias para atrair mais clientes consumidores, bem como clientes profissionais, sobretudo em faixas etárias menos envelhecidas”, é ainda referido.
O projeto está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício do mercado propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do demolido / desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
O atleta barreirista Usumane Djumo, Campeão Nacional em Portugal, continua a representar esta época o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), mantendo o vínculo iniciado em 2024.
As contraordenações por uso do telemóvel durante a condução duplicaram no primeiro trimestre de 2025 face a igual período de 2024, totalizando 7.587 multas — uma média de 84 por dia, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) dá início no próximo dia 29 de outubro ao ciclo de conferências “Envelhecimento, Prescrição Social & Saúde Social”, que se prolonga até junho de 2026.
A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, em Viana do Castelo, está a celebrar o seu 29.º aniversário com um programa repleto de momentos de homenagem, convívio e sensibilização para a dádiva de sangue. As comemorações, que se prolongam ao longo de vários dias, sublinham quase três décadas de trabalho voluntário em prol da comunidade e da solidariedade humana.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber mais uma edição do ciclo gastronómico “Arcos à Mesa”, que se realiza no fim de semana, de 25 e 26 de outubro. Durante o evento, os restaurantes aderentes abrirão as portas para oferecer aos visitantes uma experiência gastronómica centrada na tradição local.