O executivo municipal aprovou, hoje, em reunião ordinária, uma verba global de 125.700 euros no âmbito da 2ª fase do programa “Valorizar o Património”, que vai permitir a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho.
Nesse sentido, a autarquia vianense vai apoiar financeiramente, de acordo com protocolos de colaboração a celebrar, com instituições do concelho, diversas empreitadas em espaços religiosos.
Assim, com a Paróquia de Alvarães, será promovido um duplo apoio, de 25.000 euros para a reabilitação de dois telhados da Igreja de S. José e 6.300 euros para o estudo para correção acústica na Igreja de S. José.
A Fábrica da Igreja de Perre será apoiada com 14.400 euros para a requalificação dos muros da vedação da Capela da Senhora do Olival. Já a Ordem dos Padres Carmelitas Descalços vai receber uma verba de 25.000 euros para a 1ª fase de obras exteriores de manutenção e conservação do Convento do Carmo.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima terá um apoio de 30.000 euros para a reabilitação de fachadas exteriores e cobertura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima – 1ª fase. Já a Paróquia de Vila de Punhe será apoiada com 25.000 euros para a 1ª fase do restauro e conservação do teto da Capela-mor e Corpo da Igreja, luminária da Nave, retábulos laterais e capela-mor, conservação e restauro do retábulo do Santíssimo e do Guarda Vento, limpeza e pintura exterior da Igreja de Santa Eulália.
De acordo com a proposta aprovada pelo executivo municipal, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2024, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
Nesse sentido, os Protocolos de Desenvolvimento Cultural agora aprovados, a celebrar entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e as instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural que, no âmbito desta parceria, se comprometam a: desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar da oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.