A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a avançar com o Projeto + Vida, que vai promover a instalação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal que assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.
O DAE – Desfibrilhador Automático Externo semiautomático terá de ser fixado em cabine própria, em local de fácil acesso, com boa visibilidade e que possibilite aceder a qualquer espaço do edifício a menos de 3 minutos.
Numa primeira fase, esta proposta prevê a colocação de 22 DAE’s nos equipamentos municipais, mas em 2024 a autarquia quer ter um desfibrilhador automático em cada freguesia do concelho. Para a implementação do projeto, o município avança com a formação de 220 operadores de DAE.
O público-alvo deste projeto é a população em geral, os praticantes de atividade desportiva, os alunos, docentes e não docentes das escolas do concelho.
Tem como objetivos proporcionar meios à população que promovam a “Cadeia de Sobrevivência”; promover a desfibrilhação em tempo útil; implementar DAE’s em locais estratégicos do concelho; formar Operadores de DAE (ODAE); informar a comunidade da existência de DAE’s no concelho; e sensibilizar a população para a correta ativação do socorro.
Assim, nesta primeira fase, os desfibrilhadores serão instalados em 22 espaços, entre Centro Cultural de Viana do Castelo, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela, Estádio Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro , Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.
Ficarão, pois, abrangidas na primeira fase a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Darque, Santa Marta de Portuzelo, Afife, Vila Nova de Anha, Barroselas e Castelo do Neiva.
No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.