A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a avançar com o Projeto + Vida, que vai promover a instalação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal que assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.
O DAE – Desfibrilhador Automático Externo semiautomático terá de ser fixado em cabine própria, em local de fácil acesso, com boa visibilidade e que possibilite aceder a qualquer espaço do edifício a menos de 3 minutos.
Numa primeira fase, esta proposta prevê a colocação de 22 DAE’s nos equipamentos municipais, mas em 2024 a autarquia quer ter um desfibrilhador automático em cada freguesia do concelho. Para a implementação do projeto, o município avança com a formação de 220 operadores de DAE.
O público-alvo deste projeto é a população em geral, os praticantes de atividade desportiva, os alunos, docentes e não docentes das escolas do concelho.
Tem como objetivos proporcionar meios à população que promovam a “Cadeia de Sobrevivência”; promover a desfibrilhação em tempo útil; implementar DAE’s em locais estratégicos do concelho; formar Operadores de DAE (ODAE); informar a comunidade da existência de DAE’s no concelho; e sensibilizar a população para a correta ativação do socorro.
Assim, nesta primeira fase, os desfibrilhadores serão instalados em 22 espaços, entre Centro Cultural de Viana do Castelo, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela, Estádio Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro , Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.
Ficarão, pois, abrangidas na primeira fase a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Darque, Santa Marta de Portuzelo, Afife, Vila Nova de Anha, Barroselas e Castelo do Neiva.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.