Logo
Regional

Câmara de Viana assinou contrato de comodato que viabiliza futuro Centro de Dia em Castelo do Neiva 

21 Agosto, 2024 | 16:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a Vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, marcaram presença na cerimónia de apresentação do projeto do futuro Centro de Dia da freguesia de Castelo do Neiva, tendo assinado também o contrato de comodato do edifício da Escola Primária Fieiros do Mar para a sua instalação.

O contrato, com vigência de 50 anos, é, de acordo com o presidente da Junta de Castelo de Neiva, Paulo Torres, o “pontapé de saída de um projeto ansiado há muitos anos pela freguesia” e ficará a cargo do Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva de forma a dar resposta às necessidades da população e em complementaridade com o apoio domiciliário já prestado pela instituição.

Na sessão de assinatura, o presidente da Câmara elogiou o “ecossistema social associativo” da freguesia e o “exercício de cidadania” dos que, voluntariamente, têm vindo a trabalhar para tornar o projeto uma realidade, que assenta “no modelo de desenvolvimento do concelho, onde a componente do cidadão está na base do desenvolvimento sustentável do concelho”. Luís Nobre garantiu que a transferência do património é também uma forma de o preservar e cuidar, deixando ainda o compromisso de que a obra é para avançar. 

Na freguesia, e para além da assinatura do contrato e apresentação do projeto, o executivo municipal ainda esteve presente na inauguração do parque de atividades físicas e merendas da freguesia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 12 Novembro, 2025

Programa da PSP reforça segurança de pessoas vulneráveis na via pública

O Programa “Estou Aqui Adultos”, promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), destina-se a pessoas que, devido à idade ou a uma patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, mesmo que de forma momentânea.

Regional 11 Novembro, 2025

Camarinhas da Mata do Camarido reforçadas com plantação de milhares de plantas

A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).

Regional 11 Novembro, 2025

Jovens de Viana do Castelo criam jogos inovadores na grande final do Games Hackathon

Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.

Regional 11 Novembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém 13 pessoas e regista centenas de infrações

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.

Internacional 11 Novembro, 2025

Luís Nobre tranquilo com segurança dos autocarros Yutong em Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.

Cultura 11 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe 9.ª edição do Festival de Teatro com programação nacional e internacional

Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.

Internacional 11 Novembro, 2025

Chineses garantem segurança dos dados e negam controlo remoto dos autocarros

O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.