Logo
Regional

Câmara de Viana aprova compra de três lojas por 1,4 milhões para centralizar serviços

2 Setembro, 2025 | 17:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.

A proposta mereceu o voto contra dos vereadores da oposição (CDS-PP, PSD, CDU e um independente), que criticaram a falta de informação sobre os custos atuais com arrendamentos e os encargos das obras de adaptação, já que os imóveis estão “em bruto” desde 2007.

O presidente da Câmara, Luís Nobre (PS), defendeu a compra como uma forma de reduzir despesas a longo prazo, melhorar condições de trabalho e aumentar o património municipal. Garantiu ainda que a dívida do município desceu cinco milhões de euros desde 2021.

As frações A, F e K, localizadas na Avenida Conde da Carreira e na Travessa da Estação, totalizam 1.661,78 metros quadrados e são propriedade do Estado, tendo estado sempre desocupadas. A avaliação independente fixou o valor global da aquisição em 1.384.500 euros, repartidos entre os 487.500 euros da fração A, 333.000 euros da fração F e 564.000 euros da fração K.

O valor do conjunto das três frações “mereceu parecer favorável da IP Património Administração e Gestão Imobiliária, S.A., entidade proprietária, e subsequente homologação pela Estamo – Participações Imobiliárias, S.A., nos termos legais aplicáveis, aceitando-se a concretização da operação pelo montante indicado”.

Depois da aprovação em reunião do executivo municipal, compete à Assembleia Municipal autorizar a aquisição dos imóveis, processo que será depois remetido para o Tribunal de Contas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Outubro, 2025

Associação de Futebol de Viana do Castelo debate recrutamento precoce no Portugal Football Summit

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) marcou presença no Portugal Football Summit, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. A intervenção da AFVC centrou-se no tema “Recrutamento Precoce”, uma questão de crescente relevância no panorama desportivo nacional.

Regional 23 Outubro, 2025

Valença valoriza histórias do comércio local com rubrica “Um rosto, uma história”

O comércio local de Valença ganha visibilidade com a rubrica “Um rosto, uma história”, iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) que pretende destacar as pessoas por detrás dos negócios da cidade.

Regional 23 Outubro, 2025

Achados arqueológicos não atrasam construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo

A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.

Regional 23 Outubro, 2025

Residência Universitária de Valença vence Prémio Construir 2025 como Melhor Projeto Privado

A Residência Universitária de Valença foi distinguida como Melhor Projeto Privado do Ano na edição de 2025 dos Prémios Construir, promovidos pelo Jornal Construir, que reconhecem a inovação e a excelência no setor da construção em Portugal.

Regional 23 Outubro, 2025

Viana do Castelo recebe II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).

Desporto 22 Outubro, 2025

Sporting opera reviravolta frente ao Marselha e soma segunda vitória na Liga dos Campeões

O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.

Nacional 22 Outubro, 2025

Depressão Benjamin coloca Viana do Castelo em alerta

A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).