A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
A proposta mereceu o voto contra dos vereadores da oposição (CDS-PP, PSD, CDU e um independente), que criticaram a falta de informação sobre os custos atuais com arrendamentos e os encargos das obras de adaptação, já que os imóveis estão “em bruto” desde 2007.
O presidente da Câmara, Luís Nobre (PS), defendeu a compra como uma forma de reduzir despesas a longo prazo, melhorar condições de trabalho e aumentar o património municipal. Garantiu ainda que a dívida do município desceu cinco milhões de euros desde 2021.
As frações A, F e K, localizadas na Avenida Conde da Carreira e na Travessa da Estação, totalizam 1.661,78 metros quadrados e são propriedade do Estado, tendo estado sempre desocupadas. A avaliação independente fixou o valor global da aquisição em 1.384.500 euros, repartidos entre os 487.500 euros da fração A, 333.000 euros da fração F e 564.000 euros da fração K.
O valor do conjunto das três frações “mereceu parecer favorável da IP Património Administração e Gestão Imobiliária, S.A., entidade proprietária, e subsequente homologação pela Estamo – Participações Imobiliárias, S.A., nos termos legais aplicáveis, aceitando-se a concretização da operação pelo montante indicado”.
Depois da aprovação em reunião do executivo municipal, compete à Assembleia Municipal autorizar a aquisição dos imóveis, processo que será depois remetido para o Tribunal de Contas.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) marcou presença no Portugal Football Summit, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. A intervenção da AFVC centrou-se no tema “Recrutamento Precoce”, uma questão de crescente relevância no panorama desportivo nacional.
O comércio local de Valença ganha visibilidade com a rubrica “Um rosto, uma história”, iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) que pretende destacar as pessoas por detrás dos negócios da cidade.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.
A Residência Universitária de Valença foi distinguida como Melhor Projeto Privado do Ano na edição de 2025 dos Prémios Construir, promovidos pelo Jornal Construir, que reconhecem a inovação e a excelência no setor da construção em Portugal.
Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).
O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).