Logo
Regional

Câmara de Viana aprova compra de três lojas por 1,4 milhões para centralizar serviços

2 Setembro, 2025 | 17:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.

A proposta mereceu o voto contra dos vereadores da oposição (CDS-PP, PSD, CDU e um independente), que criticaram a falta de informação sobre os custos atuais com arrendamentos e os encargos das obras de adaptação, já que os imóveis estão “em bruto” desde 2007.

O presidente da Câmara, Luís Nobre (PS), defendeu a compra como uma forma de reduzir despesas a longo prazo, melhorar condições de trabalho e aumentar o património municipal. Garantiu ainda que a dívida do município desceu cinco milhões de euros desde 2021.

As frações A, F e K, localizadas na Avenida Conde da Carreira e na Travessa da Estação, totalizam 1.661,78 metros quadrados e são propriedade do Estado, tendo estado sempre desocupadas. A avaliação independente fixou o valor global da aquisição em 1.384.500 euros, repartidos entre os 487.500 euros da fração A, 333.000 euros da fração F e 564.000 euros da fração K.

O valor do conjunto das três frações “mereceu parecer favorável da IP Património Administração e Gestão Imobiliária, S.A., entidade proprietária, e subsequente homologação pela Estamo – Participações Imobiliárias, S.A., nos termos legais aplicáveis, aceitando-se a concretização da operação pelo montante indicado”.

Depois da aprovação em reunião do executivo municipal, compete à Assembleia Municipal autorizar a aquisição dos imóveis, processo que será depois remetido para o Tribunal de Contas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Política 2 Setembro, 2025

Autárquicas 2025: Oito candidatos na corrida à Câmara de Viana do Castelo

As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.

Regional 2 Setembro, 2025

Câmara de Viana aprova compra de três lojas por 1,4 milhões para centralizar serviços

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.

Regional 2 Setembro, 2025

Fortaleza de Valença regressa à idade média com Mercado Medieval de 5 a 7 de Setembro

Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.

Cultura 2 Setembro, 2025

Traje à vianesa brilha em Sessão Fotográfica na Noruega

O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.

Internacional 2 Setembro, 2025

Viana STARTS leva inovação urbana a três cidades europeias

O projeto Viana STARTS, apoiado pela Iniciativa Urbana Europeia, está a expandir o seu impacto para além de Viana do Castelo, replicando soluções inovadoras em três cidades parceiras na Europa.

Regional 2 Setembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo aprova voto de louvor às Festas d’Agonia, Festival de Folclore e Mercado Medieval

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, um voto de louvor que distingue o sucesso das Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia, do Festival de Folclore Internacional – Alto Minho e do Mercado dos Descobrimentos.

Regional 2 Setembro, 2025

Viana do Castelo investe 2,4 milhões na requalificação da avenida principal da Amorosa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um concurso público para a requalificação da avenida central da urbanização da Amorosa, na freguesia de Chafé. A empreitada tem um valor base de 2,4 milhões de euros, mais IVA, e um prazo de execução de 540 dias.