A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária, um conjunto de apoio para as juntas e uniões de freguesia para obras de construção e requalificação de equipamentos, para mobilidade, segurança e material circulantes e para requalificação urbana e de centros cívicos. Os apoios ascendem, na sua totalidade, a mais de 600 mil euros.
Em causa estão apoios para as obras de requalificação do interior da sede das junta de freguesia de Alvarães; para a elaboração do projeto da Avenida Central do loteamento da Amorosa (Chafé); e para a construção da casa mortuária de Subportela (conclusão); para a requalificação do adro da Igreja Paroquial de Santa Maria de Carreço (segunda fase); para a execução de um muro na Rua de Teixe, em Barroselas; e ainda uma retificação para a freguesia de Carreço que vai permitir a aquisição de um limpa bermas.
No que toca à mobilidade, segurança rodoviária e material circulante, trata-se de diversas empreitadas nas freguesias: o alargamento da travessa do Tourim (primeira fase) em Amonde; a aquisição de um trator com pá frontal em Castelo do Neiva; a beneficiação do Caminho da Lagoa e a remodelação da rede de águas pluviais no loteamento de Lordelo, Caminho de Cima e Estrada do Castelo em Chafé; a requalificação da avenida Rocha Páris e Rua de Nossa Senhora da Oliveira em Darque; o reperfilamento do troço do Caminho do Marouço na Montaria; a pavimentação da Rua da Escola, a remodelação do bar da junta de freguesia e a pavimentação da Rua Padre José Luís Alves Lima e do Beco Maral de Cima em Outeiro; a execução de valetas em estradas e caminhos da freguesia de Perre; o levantamento de calçada e pavimentação das ruas Aldeia de Baixo e Ridivau em S. Romão de Neiva; a requalificação do parque de estacionamento das Boas Novas de Mazarefes; a aquisição de um trator para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda; a requalificação da Rua da Pica, Largo da Azenha rua Campo do Rio, Rua do Calvário e Ruda das Pedreiras/Coixinho na União de Freguesias de Torre e Vila Mou; a requalificação do Parque Infantil da Praça da Casa do Minho na União de Freguesias de Viana do Castelo; a aquisição de capineira reforçada em Vila de Punhe e ainda a aquisição de sinalização vertical; e a pavimentação de parte da Rua Amelinha Barrosa em Vila Franca.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.