A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, uma moção sobre a importância do investimento em creches no concelho de Viana do Castelo, onde pede um “compromisso estruturado do Governo, pelo que deve ser considerada a criação de um programa nacional de apoio à expansão da rede de creches, com financiamento adequado”.
O documento lembra que a conciliação entre a vida profissional e pessoal constitui um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias na atualidade, sendo os serviços de creche um suporte fundamental para garantir esse equilíbrio e ainda que “o Executivo Municipal assume um compromisso com as famílias em várias áreas, compromisso esse que se traduz também na criação e planeamento de novos equipamentos para creches no concelho”. Por isso, ainda antes do anúncio da gratuitidade das creches, em 2021, o Município assumiu o financiamento das vagas não protocoladas pela segurança social em creche, nomeadamente com o Centro Social e Paroquial de São Romão do Neiva, tendo também iniciado negociações com o Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque para o mesmo efeito.
A moção recorda também que, em 2024 e face à escassez de vagas, o Município avançou com a reconversão da antiga Escola do 1º Ciclo de Deocriste num novo equipamento de creche, em parceria com o Centro Social de Lanheses, para acolher 42 crianças; está igualmente prevista no âmbito do PDCT (Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial) 2030 do Alto Minho a construção de uma creche em Mazarefes, também para 42 crianças, em articulação com o Centro Social e Paroquial local, estando este projeto em fase final de preparação e a obra com início previsto ainda este ano; e que estão a ser encetados esforços para a abertura de uma terceira creche, na freguesia de Chafé, com capacidade para 42 crianças.
“Estas ações permitirão criar mais de 100 vagas no concelho, contribuindo para aumentar a taxa de cobertura e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias e o desenvolvimento das crianças, uma vez que o número atual de vagas é manifestamente insuficiente a nível concelhio e nacional”, sublinha a moção aprovada, sendo este considerado “sinal de reforço do compromisso do município com políticas públicas de apoio à infância e à conciliação da vida familiar e profissional, em conformidade com os princípios da coesão social e da equidade territorial”.
O executivo municipal considera que “esta matéria exige um compromisso estruturado do Governo, pelo que deve ser considerada a criação de um programa nacional de apoio à expansão da rede de creches, com financiamento adequado”.
A moção será remetida ao “Governo e aos Grupos Parlamentares presentes na Assembleia da República, para que seja apreciada e discutida, apelando ao reforço das verbas e das políticas públicas destinadas ao apoio à infância, em articulação com os municípios e instituições sociais”.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.