Logo
Regional

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

20 Abril, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

O relatório de gestão e contas de 2023, aprovado na quinta-feira pelo executivo, tem ainda uma “execução da despesa de 21 milhões de euros”, acrescenta, em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

“No desempenho orçamental, é de destacar um superavit de 1,5 milhões euros, tendo o município terminado o ano de 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros, mesmo com uma política de impostos baixos, focada na atração de investimentos e favorável às famílias valencianas”, indica a Câmara de Valença.

A autarquia minhota observa que “os excelentes números conseguem-se num ano particularmente difícil que arrancou com graves prejuízos provocados pelas intempéries, bem como o aumento generalizado dos preços, sobretudo, da energia e dos serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos, o que exigiu esforço e investimentos adicionais ao município”.

Quanto aos pagamentos em 2023, “o município não tem valores em atraso e tem vindo a reduzir, significativamente, o prazo médio de pagamento situando-se, atualmente, nos 26 dias”.

Em 2022 esse prazo de pagamento foi de 36 e, em 2021, de 46 dias.

O investimento de capital de 2023, situado nos 6,6 milhões de euros, foi “um dos maiores de sempre”, representando “mais 2,8 milhões de euros do que no ano anterior”.

Estes investimentos “refletiram-se, sobretudo, nas infraestruturas e equipamentos transversais a várias áreas da ação municipal, em especial à educação, à ação social, à saúde, à cultura e ao turismo”, observa.

A autarquia destaca “a aquisição do edifício do Antigo Colégio Português, o avanço da construção da Residência Académica, o projeto e preparação da reabilitação do Centro de Saúde de Valença” ou “o investimento na habitação social”.

A isto soma-se “a preparação da requalificação do pano da muralha da Fortaleza, a ampliação da rede de saneamento básico na Silva, o novo edifício da Academia de Música, o Centro de Interpretação do Mosteiro de Sanfins, o Centro de Apoio à Visitação e Usufruição da Rede Natura, o parque da Marginal do Rio Minho em São Pedro da Torre ou a requalificação da rede viária municipal”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.