A Câmara de Monção vai comprar, por mais de dois milhões de euros, cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento, numa iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“O projeto prevê a criação de uma rede de transporte urbano flexível, ligando o centro histórico e as duas zonas industriais, Lagoa e Minho Park, bem como as áreas habitacionais e os equipamentos coletivos de grande procura, como centro de saúde e estabelecimentos de ensino”, descreve a autarquia monçanense em nota informativa.
O investimento total situa-se nos 2,11 milhões de euros, suportados pelo PRR em 1,17 milhões de euros e pelo município em cerca de 940 mil euros.
Os futuros circuitos das novas viaturas incluem “a passagem pelos parques de estacionamento existentes na envolvente do centro urbano, incentivando o recurso à mobilidade coletiva e desincentivando o uso do automóvel particular no interior do centro histórico”, acrescenta a câmara.
Dos cinco veículos, três destinam-se a transporte escolar, “tendo como prioridade os circuitos escolares mais extensos”, o que vai permitir “uma redução significativa dos custos financeiros e ambientais”.
De acordo com o município, a implementação da candidatura vai permitir “a melhoria da circulação no centro histórico, através da diminuição da utilização do automóvel, e a continuidade da requalificação do centro urbano, priorizando a mobilidade pedonal e o usufruto do espaço público”.
A autarquia espera também conseguir a “dinamização da atividade comercial na zona histórica, o desenvolvimento de ligações rodoviárias privilegiadas entre a periferia e o casco urbano, e a melhoria da qualidade do ar, com a diminuição da emissão de gases poluentes”, a par de um acréscimo “em termos de coesão territorial e igualdade social”.
Para o presidente da câmara, António Barbosa (PSD), a aprovação da candidatura é “fundamental para o objetivo de fazer de Monção um concelho ambiental que deixa marca”, permitindo prosseguir a “estratégia de mobilidade, requalificação urbanística e criação de condições de atratividade no centro urbano, centrada no bem-estar das pessoas e na preservação do ambiente”.
“A aprovação desta candidatura deixa-nos bastante felizes, uma vez que contribui para nos ajudar a efetivar o nosso compromisso de sustentabilidade ambiental, mobilidade responsável e acessibilidade universal, garantindo melhor qualidade de vida à população monçanense”, afirma.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Um golo de Diana Gomes, em cima do final do jogo, permitiu à seleção portuguesa feminina de futebol empatar 1-1 diante da Itália, na segunda jornada do Grupo B do Campeonato da Europa.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.