A Câmara de Monção revelou que estão abertas as candidaturas a um vale de 75 euros para a aquisição de material escolar dos alunos residentes no concelho, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.
Em comunicado, a autarquia monçanense esclarece que o ‘voucher’ vai ser atribuído “aos alunos que frequentem o ensino público e privado do concelho, desde o 1.º ao 12.º ano, com residência em Monção”, no distrito de Viana do Castelo.
A medida destina-se “à aquisição de material escolar”, que terá de ser feita nos estabelecimentos locais, acrescenta.
“Além do impacto positivo nas finanças das famílias monçanenses, a nova medida, integrada no programa ‘Monção Social’, constitui mais um apoio de dinamização e rentabilização do comércio local, uma vez que o ‘voucher’ terá de ser descontado, ao longo do ano letivo, nos estabelecimentos aderentes”, descreve o município.
As candidaturas estão abertas e prolongam-se até ao final de novembro.
Os interessados podem apresentar a candidatura, através da entrega de formulário próprio, disponível no portal municipal www.moncao.pt, nos serviços de Educação, no edifício da Biblioteca Municipal de Monção ou para o correio eletrónico educacao@cm-moncao.pt.
A Câmara observa que “o apoio na aquisição de material escolar às famílias monçanenses insere-se na estratégia municipal de integração e valorização da componente educacional”, implementando “uma política direcionada para as famílias”.
Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.
Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.
O fim de semana de 3 e 4 de janeiro deverá ser marcado por céu nublado, chuva fraca e temperaturas baixas, segundo previsão do tempo.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.