Logo
Regional

Câmara de Melgaço começa em 2025 a produzir hidrogénio e energia fotovoltaica

31 Outubro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Melgaço começa em 2025 a produzir hidrogénio a partir de seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão “fornecer energia abaixo do preço de mercado” às duas zonas industriais do concelho, revelou o presidente da autarquia.

O investimento, de cerca de 13 milhões de euros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e fica pronto a avançar com assinatura do auto de consignação da obra que se realiza na terça-feira, explicou Manoel Batista.

“Vamos ser a primeira autarquia do Alto Minho a produzir hidrogénio verde para ser, em princípio, introduzido na rede de gás natural, mas também poderá servir viaturas movidas a hidrogénio”, destacou.

O objetivo principal da empreitada é dotar as zonas industriais de Penso e Alvaredo de “condições energéticas e tecnológicas de excelência”, começando pela instalação dos seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão ter “uma produção diária, em pico, de 5,5 MW”, acrescentou o autarca.

Com isto, o concelho vai dispor de “capacidade de fornecer energia a preço abaixo do mercado para as empresas instaladas ou a instalar em Melgaço”.

“Como as empresas não vão consumir a energia toda, vamos conseguir produzir hidrogénio verde”, observou.

A iniciativa vai permitir ainda “instalar 5G para todas as zonas empresariais”, disse Manoel Batista.

Citado num comunicado de imprensa do município, o presidente refere estar em causa “um projeto transformador e catalisador na atração de indústrias que sejam mais intensivas em energia e/ou que utilizem o hidrogénio nos seus processos produtivos”.

“As empresas instaladas e as que se venham a instalar no futuro nas zonas empresariais de Melgaço terão, assim, ao seu dispor, vantagens comparativas em matéria de transição digital e energética, ímpares na região”, afirmou, seguro de estar a “criar oportunidades de emprego e melhores níveis de rendimento”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.