Logo
Regional

Câmara de Melgaço começa em 2025 a produzir hidrogénio e energia fotovoltaica

31 Outubro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Melgaço começa em 2025 a produzir hidrogénio a partir de seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão “fornecer energia abaixo do preço de mercado” às duas zonas industriais do concelho, revelou o presidente da autarquia.

O investimento, de cerca de 13 milhões de euros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e fica pronto a avançar com assinatura do auto de consignação da obra que se realiza na terça-feira, explicou Manoel Batista.

“Vamos ser a primeira autarquia do Alto Minho a produzir hidrogénio verde para ser, em princípio, introduzido na rede de gás natural, mas também poderá servir viaturas movidas a hidrogénio”, destacou.

O objetivo principal da empreitada é dotar as zonas industriais de Penso e Alvaredo de “condições energéticas e tecnológicas de excelência”, começando pela instalação dos seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão ter “uma produção diária, em pico, de 5,5 MW”, acrescentou o autarca.

Com isto, o concelho vai dispor de “capacidade de fornecer energia a preço abaixo do mercado para as empresas instaladas ou a instalar em Melgaço”.

“Como as empresas não vão consumir a energia toda, vamos conseguir produzir hidrogénio verde”, observou.

A iniciativa vai permitir ainda “instalar 5G para todas as zonas empresariais”, disse Manoel Batista.

Citado num comunicado de imprensa do município, o presidente refere estar em causa “um projeto transformador e catalisador na atração de indústrias que sejam mais intensivas em energia e/ou que utilizem o hidrogénio nos seus processos produtivos”.

“As empresas instaladas e as que se venham a instalar no futuro nas zonas empresariais de Melgaço terão, assim, ao seu dispor, vantagens comparativas em matéria de transição digital e energética, ímpares na região”, afirmou, seguro de estar a “criar oportunidades de emprego e melhores níveis de rendimento”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe 45 mil euros na pavimentação de ruas em São Romão de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPVC conquista melhor posição de sempre no ranking mundial de sustentabilidade

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.

Regional 9 Dezembro, 2025

Dois detidos em Viana do Castelo por conduzir alcoolizados

Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.