A Câmara de Melgaço começa em 2025 a produzir hidrogénio a partir de seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão “fornecer energia abaixo do preço de mercado” às duas zonas industriais do concelho, revelou o presidente da autarquia.
O investimento, de cerca de 13 milhões de euros, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e fica pronto a avançar com assinatura do auto de consignação da obra que se realiza na terça-feira, explicou Manoel Batista.
“Vamos ser a primeira autarquia do Alto Minho a produzir hidrogénio verde para ser, em princípio, introduzido na rede de gás natural, mas também poderá servir viaturas movidas a hidrogénio”, destacou.
O objetivo principal da empreitada é dotar as zonas industriais de Penso e Alvaredo de “condições energéticas e tecnológicas de excelência”, começando pela instalação dos seis hectares de painéis fotovoltaicos que vão ter “uma produção diária, em pico, de 5,5 MW”, acrescentou o autarca.
Com isto, o concelho vai dispor de “capacidade de fornecer energia a preço abaixo do mercado para as empresas instaladas ou a instalar em Melgaço”.
“Como as empresas não vão consumir a energia toda, vamos conseguir produzir hidrogénio verde”, observou.
A iniciativa vai permitir ainda “instalar 5G para todas as zonas empresariais”, disse Manoel Batista.
Citado num comunicado de imprensa do município, o presidente refere estar em causa “um projeto transformador e catalisador na atração de indústrias que sejam mais intensivas em energia e/ou que utilizem o hidrogénio nos seus processos produtivos”.
“As empresas instaladas e as que se venham a instalar no futuro nas zonas empresariais de Melgaço terão, assim, ao seu dispor, vantagens comparativas em matéria de transição digital e energética, ímpares na região”, afirmou, seguro de estar a “criar oportunidades de emprego e melhores níveis de rendimento”.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.