A Câmara de Caminha investiu 80 mil euros numa habitação típica da comunidade piscatória e pretende disponibilizá-la para habitação pública depois de a recuperar e adaptar.
Em comunicado, a autarquia caminhense explica estar em causa uma meia casa na Rua dos Pescadores, uma construção com “uma frente muito estreita, desproporcionado comprimento e telhado de água única, com as divisões organizadas ao longo de um corredor de um único lado”.
“A habitação, um investimento de 80 mil euros, vai ser intervencionada e posteriormente disponibilizada para habitação pública”, afirma o município.
A Câmara assinala que, “no quadro da sua política habitacional, tem vindo a adquirir vários imóveis, ao mesmo tempo que está a recuperar outros que já integravam o património municipal mas que se encontravam desativados, como é o caso de antigos estabelecimentos de ensino”.
Citado no comunicado, o presidente da autarquia, Rui Lages, explica que as meias casas, outrora habitação dos pescadores, “estão a ser adquiridas por particulares, o que, sendo legítimo, também é um risco, uma vez que a intervenção no seu interior pode bem desvirtuar os imóveis, perdendo-se um património material único”.
“Era uma preocupação e felizmente conseguimos concretizar esta aquisição”, disse.
A recuperação da habitação “vai adequar o imóvel aos tempos atuais, com condições de maior conforto do que eram as originais, dando-lhe uma nova vida, mas nunca desvirtuando a identidade”.

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.