A Câmara de Caminha investiu 80 mil euros numa habitação típica da comunidade piscatória e pretende disponibilizá-la para habitação pública depois de a recuperar e adaptar.
Em comunicado, a autarquia caminhense explica estar em causa uma meia casa na Rua dos Pescadores, uma construção com “uma frente muito estreita, desproporcionado comprimento e telhado de água única, com as divisões organizadas ao longo de um corredor de um único lado”.
“A habitação, um investimento de 80 mil euros, vai ser intervencionada e posteriormente disponibilizada para habitação pública”, afirma o município.
A Câmara assinala que, “no quadro da sua política habitacional, tem vindo a adquirir vários imóveis, ao mesmo tempo que está a recuperar outros que já integravam o património municipal mas que se encontravam desativados, como é o caso de antigos estabelecimentos de ensino”.
Citado no comunicado, o presidente da autarquia, Rui Lages, explica que as meias casas, outrora habitação dos pescadores, “estão a ser adquiridas por particulares, o que, sendo legítimo, também é um risco, uma vez que a intervenção no seu interior pode bem desvirtuar os imóveis, perdendo-se um património material único”.
“Era uma preocupação e felizmente conseguimos concretizar esta aquisição”, disse.
A recuperação da habitação “vai adequar o imóvel aos tempos atuais, com condições de maior conforto do que eram as originais, dando-lhe uma nova vida, mas nunca desvirtuando a identidade”.

A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 13 e 17 de fevereiro, a iniciativa “Viana Amor & Folia”, que alia as comemorações do Carnaval e do Dia dos Namorados, com um programa diversificado dirigido a públicos de todas as idades.
O grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense visitou a Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde, trajados a rigor, cumpriram a tradição de cantar as janeiras ao executivo municipal, assinalando o início do novo ano e desejando um Feliz 2026.
A APPACDM de Viana do Castelo esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2026, realizado em Coimbra, sob a organização da Federação Portuguesa de Remo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.