A Câmara de Caminha investiu 80 mil euros numa habitação típica da comunidade piscatória e pretende disponibilizá-la para habitação pública depois de a recuperar e adaptar.
Em comunicado, a autarquia caminhense explica estar em causa uma meia casa na Rua dos Pescadores, uma construção com “uma frente muito estreita, desproporcionado comprimento e telhado de água única, com as divisões organizadas ao longo de um corredor de um único lado”.
“A habitação, um investimento de 80 mil euros, vai ser intervencionada e posteriormente disponibilizada para habitação pública”, afirma o município.
A Câmara assinala que, “no quadro da sua política habitacional, tem vindo a adquirir vários imóveis, ao mesmo tempo que está a recuperar outros que já integravam o património municipal mas que se encontravam desativados, como é o caso de antigos estabelecimentos de ensino”.
Citado no comunicado, o presidente da autarquia, Rui Lages, explica que as meias casas, outrora habitação dos pescadores, “estão a ser adquiridas por particulares, o que, sendo legítimo, também é um risco, uma vez que a intervenção no seu interior pode bem desvirtuar os imóveis, perdendo-se um património material único”.
“Era uma preocupação e felizmente conseguimos concretizar esta aquisição”, disse.
A recuperação da habitação “vai adequar o imóvel aos tempos atuais, com condições de maior conforto do que eram as originais, dando-lhe uma nova vida, mas nunca desvirtuando a identidade”.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.