A Câmara de Caminha investiu 80 mil euros numa habitação típica da comunidade piscatória e pretende disponibilizá-la para habitação pública depois de a recuperar e adaptar.
Em comunicado, a autarquia caminhense explica estar em causa uma meia casa na Rua dos Pescadores, uma construção com “uma frente muito estreita, desproporcionado comprimento e telhado de água única, com as divisões organizadas ao longo de um corredor de um único lado”.
“A habitação, um investimento de 80 mil euros, vai ser intervencionada e posteriormente disponibilizada para habitação pública”, afirma o município.
A Câmara assinala que, “no quadro da sua política habitacional, tem vindo a adquirir vários imóveis, ao mesmo tempo que está a recuperar outros que já integravam o património municipal mas que se encontravam desativados, como é o caso de antigos estabelecimentos de ensino”.
Citado no comunicado, o presidente da autarquia, Rui Lages, explica que as meias casas, outrora habitação dos pescadores, “estão a ser adquiridas por particulares, o que, sendo legítimo, também é um risco, uma vez que a intervenção no seu interior pode bem desvirtuar os imóveis, perdendo-se um património material único”.
“Era uma preocupação e felizmente conseguimos concretizar esta aquisição”, disse.
A recuperação da habitação “vai adequar o imóvel aos tempos atuais, com condições de maior conforto do que eram as originais, dando-lhe uma nova vida, mas nunca desvirtuando a identidade”.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.