Logo
Regional

Câmara de Caminha aprova eurocidade Foz do Minho com A Guarda e O Rosal

20 Junho, 2024 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Caminha aprovou hoje a criação da quarta eurocidade entre o Alto Minho e a Galiza, em Espanha, que vai chamar-se Foz do Minho e integrar também as localidades de A Guarda e O Rosal.

A proposta e a minuta de criação da eurocidade, a que a Lusa teve acesso, seguem agora para apreciação e aprovação da Assembleia Municipal de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

No documento, os três municípios concordam criar a Eurocidade da Foz do Minho, que terá como finalidade “acompanhar, promover, coordenar, apoiar ou executar atividades de cooperação transfronteiriça”.

“Os municípios de Caminha, A Guarda e O Rosal estão cientes da necessidade de aprofundar e reforçar a cooperação existente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e de estabelecer um compromisso que permita avançar nesta cooperação, promovendo economias de escala mediante a criação da eurocidade”, acrescenta a proposta.

A 10 de maio, o autarca de Caminha revelou que o município espanhol de O Rosal queria aliar-se a A Guarda, na Galiza, e ao concelho de Caminha, no Alto Minho, formando a quarta eurocidade entre as duas regiões transfronteiriças.

“A eurocidade não prevê apenas a partilha de equipamentos, mas também da agenda cultural, desportiva. Queremos criar dinamismo na raia entre os três concelhos”, indicou Rui Lages.

Na ocasião, o autarca esclarece que do lado português, a constituição da eurocidade terá de passar pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em Espanha terá de ser apreciado pela Junta da Galiza.

Na eurorregião Alto Minho/Galiza estão constituídas três eurocidades entre Valença e Tui, Monção e Salvaterra do Miño e Vila Nova de Cerveira e Tomiño.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.