Logo
Regional

Câmara assume transporte gratuito após suspensão de operadora de Viana do Castelo

14 Junho, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A Câmara de Viana do Castelo revelou que “irá assumir de forma transitória e a título excecional, o transporte dos circuitos urbanos da cidade e de Areosa e Meadela com autocarros próprios e de forma gratuita.

A posição, assumida em um comunicado enviado às redações, resulta da decisão do grupo Avic de suspender, a partir de quinta-feira, oito carreiras de transporte público urbano e interurbano, bem como de horários em várias linhas.

O grupo acusa Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas” ao não atualizar o valor das compensações por Obrigações de Serviço Público (OSP), atribuído às operadoras, ao abrigo do programa Incentiva + TP, até 2023 no valor de 250 euros, por dia, até 150 quilómetros percorridos.

Para este ano, a transportadora propõe uma atualização para os 285 euros, por dia, até 100 quilómetros percorridos, rejeitando a proposta da autarquia que é de 285 euros, por dia, por 125 quilómetros.

“Não pode o grupo AVIC determinar a forma como a Câmara Municipal pretende aplicar o Incentiva + TP, nem assumir que o valor global do programa se destina, apenas, às operadoras”.

De acordo com a autarquia, o Incentiva + TP que irá ser transferido para a Câmara é de 1.511.825.94 euros”.

“Pelo histórico dos anos anteriores, os custos com as operadoras relativamente à redução de tarifários e das compensações de serviço público corresponderá a 90%, restando 10% para outras despesas que o município entenda implementar, como requalificação ou instalações de abrigos.

O município acrescenta a negociação para a atualização a implementar no ano de 2024 começou em dezembro de 2023 e que “até à data, foram apresentadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e, consequentemente, subscritas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, duas propostas.

A última foi “aprovada por unanimidade em reunião de Câmara de 06 de março de 2024, com a devida fundamentação técnica associada”.

Na segunda-feira, a autarquia diz ter enviado a proposta “com a finalidade de encerrar este assunto”, por entender ser “sustentável para ambas as partes”.

“A proposta foi rejeitada, de imediato, pelo grupo Avic, o que nos leva a crer que a intenção de negociação nunca foi genuína. A Câmara Municipal de Viana do Castelo já concluiu a negociação com todas as outras operadoras, restando apenas o impasse com o grupo Avic”, realça.

Segundo o município, “não há qualquer legitimidade para a suspensão em causa, em especial nos transportes urbanos, que dependem de um contrato de concessão (…), celebrado por escritura pública de 22.09.2015, entre este município e a adjudicatária, pelo prazo de dez anos, a contar da data de assinatura”.

A autarquia adianta que enquanto vigorar “o contrato de concessão confere à concessionária o direito exclusivo perante os utilizadores e à concedente assegurar os serviços objeto da concessão (serviço público de transportes coletivos de passageiros da área urbana (…), sem remuneração pelo município”.

“O contrato de serviço público de transporte coletivo de passageiros celebrado assumiu a natureza de um verdadeiro contrato de concessão (…), não envolvia qualquer remuneração pela entidade adjudicante, sendo o operador de transportes remunerado pelas tarifas cobradas aos passageiros”, sublinha a autarquia, acrescentando

Acresce, adianta o município, “que o concessionário, Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, LDA aceitou, de forma incondicional, o conteúdo do caderno de encargos do procedimento”.

“Desta forma, não é legalmente admissível, em homenagem ao princípio da concorrência na celebração e execução dos contratos públicos, quer a pretensão de alteração das obrigações constantes do caderno de encargos, bem como o incumprimento das mesmas durante a execução do contrato correspondente”, sustenta.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Novembro, 2024

Voleibol Clube de Viana volta a perder no campeonato

Em jogo da 8.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana sofreu a quarta derrota consecutiva na competição. Depois dos desaires frente a Espinho, Sporting e Leixões, o VCV foi agora surpreendido pelo Vitória SC. Os vianenses perderam (1-3) com parciais de 25-22, 19-25, 16-25 e 17-25.

Regional 16 Novembro, 2024

Vila Nova de Cerveira promete um Natal verdadeiramente mágico

A época mais mágica do ano volta a ser comemorada em Vila Nova de Cerveira, de forma inovadora e surpreendente, num ambiente de pura magia. Sob o slogan 'A Magia do Natal', a programação natalícia arranca a 30 de novembro com o momento fascinante do 'Ligar as Luzes' e termina a 12 de janeiro com o encerramento da divertida Pista de Gelo. Pelo meio, há dois fins-de-semana alargados com Mercado de Natal, concertos e um inimaginável pacote de surpresas!

Regional 16 Novembro, 2024

“Embarca no Natal” está de regresso a Ponte da Barca de 14 a 22 de dezembro

De 14 a 22 de dezembro, a Praça da República volta a ser o centro das celebrações natalícias com a iniciativa EmBarca no Natal, que promete momentos inesquecíveis em Ponte da Barca.

Desporto 16 Novembro, 2024

Juventude Viana recebe hoje UD Oliveirense

A Juventude Viana recebe, este sábado, no Pavilhão José Natário a União Desportiva Oliveirense, em jogo correspondente à 6ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Regional 16 Novembro, 2024

Bloco de Esquerda questiona sobre extinção da USF Arquis Nova em Darque

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a extinção, este ano, da Unidade de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova, em Darque, Viana do Castelo, criada há mais de 13 anos e com cerca de 10 mil utentes.

Cultura 16 Novembro, 2024

Viana do Castelo Promove e Celebra a Interculturalidade

A noite do passado sábado, 9 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, revelou-se muito especial, tanto pela forma como 16 grupos folclóricos do município se uniram para preparar a quarta edição do “Encontro de Culturas”, como pela mensagem que quiseram partilhar.

Desporto 16 Novembro, 2024

Morreu Pedro Guerra, comentador desportivo e fervoroso adepto do Benfica

O comentador desportivo Pedro Guerra morreu esta sexta-feira aos 58 anos, vítima de doença prolongada. A notícia foi avançada pelo jornal Record.