A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, o protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o município e a Watermelon productions, no valor de 76.875 euros, para o evento de estreia, em julho de 2025, em Viana do Castelo, da longa-metragem em 3D “Viana A Lenda dos Corações de Ouro”, inspirada na capital do Alto Minho.
Na proposta de protocolo, a autarquia refere que a Watermelon é “a maior empresa de animação portuguesa” e que “está a produzir um filme inspirado nas tradições, arquitetura e costumes de Viana do Castelo para crianças e jovens que irá estrear em julho de 2025 e que conta com um elenco internacional de atores premiados e com enorme popularidade”.
O “orçamento do filme é de 10 milhões de euros, tem o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), da NOS Lusomundo e de parceiros internacionais”.
O documento refere que a empresa pretende realizar “um evento de passadeira vermelha para a estreia mundial do filme, em Viana do Castelo, onde estarão presentes os atores do elenco, bem como artistas musicais e personalidades reconhecidas do setor”.
O filme e o evento de estreia “constituem importantes meios de promoção de Viana do Castelo, alavancados quer pela narrativa quer pelo imaginário associados, dirigidos ao público infantil e famílias”.
Com a duração de 100 minutos, o romance musical “Viana a Lenda dos Corações de Ouro” tem na princesa Ana a personagem principal, interpretada pela atriz Daniela Melchior.
Do elenco fazem ainda parte, entre outros, os atores Luke Newton, Keith David, Yvette Nicole Brown, Aasif Mandvi, Pêpê Rapazote e Dan Fogler.

Com versão em português e inglês, o filme conta a história de amor entre a princesa Ana e Thomas, o artesão que fabrica guitarras, interpretado pelo ator Luke Newton.
Pêpê Rapazote dá voz ao pai da princesa, Don Florentin, que proíbe a união dos jovens, exigindo que os pretendentes da filha produzam uma joia como prova de nobreza”.
“Com a ajuda dos seus fiéis companheiros, a generosidade das mulheres da vila e o talento de um misterioso joalheiro, Ana e Thomas enfrentarão tudo e todos por amor”, lê-se na sinopse do filme.
Do desafio lançado pelo pai da princesa nasce uma “joia de beleza requintada”, o coração de filigrana de Viana do Castelo, símbolo da chieira da cidade e uma peça em ouro que não pode faltar no traje regional.
A esta lenda é atribuída a origem do nome da cidade. Cada vez que Thomas via Ana à janela do castelo onde vivia declarava: “Vi a Ana do Castelo”.

O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.
A CP – Comboios de Portugal vai distribuir 10 mil vouchers para viagens gratuitas na Linha da Beira Alta, recentemente reaberta na totalidade após obras de modernização concluídas em setembro. A iniciativa pretende incentivar a utilização do comboio, promover a mobilidade sustentável e atrair novos passageiros, assim como reconquistar os clientes habituais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou esta terça-feira que o projeto “Bairro Comercial Digital – Bairro do Coração”, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estará totalmente concluído até março de 2026. A garantia foi dada durante a apresentação da nova aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa consumidores que realizam compras no comércio local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.