A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, o protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o município e a Watermelon productions, no valor de 76.875 euros, para o evento de estreia, em julho de 2025, em Viana do Castelo, da longa-metragem em 3D “Viana A Lenda dos Corações de Ouro”, inspirada na capital do Alto Minho.
Na proposta de protocolo, a autarquia refere que a Watermelon é “a maior empresa de animação portuguesa” e que “está a produzir um filme inspirado nas tradições, arquitetura e costumes de Viana do Castelo para crianças e jovens que irá estrear em julho de 2025 e que conta com um elenco internacional de atores premiados e com enorme popularidade”.
O “orçamento do filme é de 10 milhões de euros, tem o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), da NOS Lusomundo e de parceiros internacionais”.
O documento refere que a empresa pretende realizar “um evento de passadeira vermelha para a estreia mundial do filme, em Viana do Castelo, onde estarão presentes os atores do elenco, bem como artistas musicais e personalidades reconhecidas do setor”.
O filme e o evento de estreia “constituem importantes meios de promoção de Viana do Castelo, alavancados quer pela narrativa quer pelo imaginário associados, dirigidos ao público infantil e famílias”.
Com a duração de 100 minutos, o romance musical “Viana a Lenda dos Corações de Ouro” tem na princesa Ana a personagem principal, interpretada pela atriz Daniela Melchior.
Do elenco fazem ainda parte, entre outros, os atores Luke Newton, Keith David, Yvette Nicole Brown, Aasif Mandvi, Pêpê Rapazote e Dan Fogler.

Com versão em português e inglês, o filme conta a história de amor entre a princesa Ana e Thomas, o artesão que fabrica guitarras, interpretado pelo ator Luke Newton.
Pêpê Rapazote dá voz ao pai da princesa, Don Florentin, que proíbe a união dos jovens, exigindo que os pretendentes da filha produzam uma joia como prova de nobreza”.
“Com a ajuda dos seus fiéis companheiros, a generosidade das mulheres da vila e o talento de um misterioso joalheiro, Ana e Thomas enfrentarão tudo e todos por amor”, lê-se na sinopse do filme.
Do desafio lançado pelo pai da princesa nasce uma “joia de beleza requintada”, o coração de filigrana de Viana do Castelo, símbolo da chieira da cidade e uma peça em ouro que não pode faltar no traje regional.
A esta lenda é atribuída a origem do nome da cidade. Cada vez que Thomas via Ana à janela do castelo onde vivia declarava: “Vi a Ana do Castelo”.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.