O estudante William Andrade Lucena, do Curso Técnico Superior Profissional de Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), foi o vencedor do mês de março, com a ilustração “Esgrima” para o Calendário Inapa 2024, com o tema dos Jogos Olímpicos que este ano se realizam em Paris.
Nesta edição, os estudantes do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, foram convidados a participar com mais 12 politécnicos e universidades de Portugal e Espanha, no desenvolvimento das propostas de ilustração para o Calendário Inapa. Para a realização deste projeto, foram avaliados os trabalhos de mais de 500 alunos a nível ibérico, que apresentaram propostas para os 12 temas de modalidades olímpicas ilustradas em cada mês e capa do calendário “Inapa Olympic Games”.
O Calendário Inapa é um projeto desenvolvido na unidade curricular de Produção Gráfica, acompanhado e orientado pelo docente Sérgio Dias da ESE. Para este projeto, os alunos do curso de Ilustração e Produção Gráfica receberam formação em parceria com a Inapa na área gráfica: papel, tipos de impressão e acabamentos. Cada aluno apresentou a sua proposta argumentando a sua criatividade, o papel e a técnica de impressão escolhidos.
O Grupo Inapa é uma das empresas líder na distribuição de papel na Europa e produtos para as artes gráficas, embalagens e comunicação visual. A parceria entre o CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica e a Inapa, pretende proporcionar uma maior ligação dos estudantes à indústria gráfica, promovendo não só a criatividade, mas também uma adaptação ao formato e técnica de impressão para dar um resultado de produção de alta qualidade.
A seleção final dos trabalhos é feita por um júri de uma das agências criativas a nível internacional, como é o caso da Unlock, em 2024, que escolhe os que considera de melhor qualidade em cada instituição de ensino. Todos os anos são produzidos e distribuídos 4000 exemplares na Península Ibérica, utilizando as mais diversas técnicas de impressão e papéis, divulgando a criatividade dos estudantes ao longo do ano.
Na edição 2023 do Calendário Inapa “Desenhando Fantasias”, em que o IPVC participou pela primeira vez, foi também selecionada a estudante Patrícia Ribeiro, do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, com a ilustração “Sinalização Viscom na Fábrica de Chocolate”.
Este ano, a Inapa promove uma nova formação e apresentação do briefing para o Calendário Inapa 2025, aos alunos da unidade curricular de Produção Gráfica na ESE.
A curta-metragem “Brincos D’Ouro”, da produtora vianense, Take1 Audiovisuais, foi selecionada para exibição no Egyptian American Film Festival (EAFF), que decorre de 31 de outubro a 2 de novembro no Center for the Arts, em Staten Island, Nova Iorque.
Santa Marta de Portuzelo volta a ser palco de uma iniciativa inédita no país: o “Circuito Nem o Céu é o Limite”, destinado ao trail running juvenil. A organização pertence à Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com sede na antiga escola primária de Samonde, e promete mais um ano de provas emocionantes e solidárias.
Ponte de Lima recebeu, no dia 21 de outubro, um grupo de oito profissionais internacionais da gastronomia e do vinho, numa iniciativa da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Valença volta a ser palco, nos dias 1 e 2 de novembro, da tradicional Feira dos Santos de Cerdal, um dos mais antigos e emblemáticos certames populares do Noroeste Peninsular. Reconhecida como ponto de encontro privilegiado entre portugueses e galegos, esta feira mantém-se, século após século, como símbolo vivo das tradições locais e da identidade cultural da região.
Um casal de idosos, com cerca de 80 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, no interior da sua habitação, situada na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.