O estudante William Andrade Lucena, do Curso Técnico Superior Profissional de Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), foi o vencedor do mês de março, com a ilustração “Esgrima” para o Calendário Inapa 2024, com o tema dos Jogos Olímpicos que este ano se realizam em Paris.
Nesta edição, os estudantes do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, foram convidados a participar com mais 12 politécnicos e universidades de Portugal e Espanha, no desenvolvimento das propostas de ilustração para o Calendário Inapa. Para a realização deste projeto, foram avaliados os trabalhos de mais de 500 alunos a nível ibérico, que apresentaram propostas para os 12 temas de modalidades olímpicas ilustradas em cada mês e capa do calendário “Inapa Olympic Games”.
O Calendário Inapa é um projeto desenvolvido na unidade curricular de Produção Gráfica, acompanhado e orientado pelo docente Sérgio Dias da ESE. Para este projeto, os alunos do curso de Ilustração e Produção Gráfica receberam formação em parceria com a Inapa na área gráfica: papel, tipos de impressão e acabamentos. Cada aluno apresentou a sua proposta argumentando a sua criatividade, o papel e a técnica de impressão escolhidos.
O Grupo Inapa é uma das empresas líder na distribuição de papel na Europa e produtos para as artes gráficas, embalagens e comunicação visual. A parceria entre o CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica e a Inapa, pretende proporcionar uma maior ligação dos estudantes à indústria gráfica, promovendo não só a criatividade, mas também uma adaptação ao formato e técnica de impressão para dar um resultado de produção de alta qualidade.
A seleção final dos trabalhos é feita por um júri de uma das agências criativas a nível internacional, como é o caso da Unlock, em 2024, que escolhe os que considera de melhor qualidade em cada instituição de ensino. Todos os anos são produzidos e distribuídos 4000 exemplares na Península Ibérica, utilizando as mais diversas técnicas de impressão e papéis, divulgando a criatividade dos estudantes ao longo do ano.
Na edição 2023 do Calendário Inapa “Desenhando Fantasias”, em que o IPVC participou pela primeira vez, foi também selecionada a estudante Patrícia Ribeiro, do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, com a ilustração “Sinalização Viscom na Fábrica de Chocolate”.
Este ano, a Inapa promove uma nova formação e apresentação do briefing para o Calendário Inapa 2025, aos alunos da unidade curricular de Produção Gráfica na ESE.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.