O estudante William Andrade Lucena, do Curso Técnico Superior Profissional de Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), foi o vencedor do mês de março, com a ilustração “Esgrima” para o Calendário Inapa 2024, com o tema dos Jogos Olímpicos que este ano se realizam em Paris.
Nesta edição, os estudantes do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, foram convidados a participar com mais 12 politécnicos e universidades de Portugal e Espanha, no desenvolvimento das propostas de ilustração para o Calendário Inapa. Para a realização deste projeto, foram avaliados os trabalhos de mais de 500 alunos a nível ibérico, que apresentaram propostas para os 12 temas de modalidades olímpicas ilustradas em cada mês e capa do calendário “Inapa Olympic Games”.
O Calendário Inapa é um projeto desenvolvido na unidade curricular de Produção Gráfica, acompanhado e orientado pelo docente Sérgio Dias da ESE. Para este projeto, os alunos do curso de Ilustração e Produção Gráfica receberam formação em parceria com a Inapa na área gráfica: papel, tipos de impressão e acabamentos. Cada aluno apresentou a sua proposta argumentando a sua criatividade, o papel e a técnica de impressão escolhidos.
O Grupo Inapa é uma das empresas líder na distribuição de papel na Europa e produtos para as artes gráficas, embalagens e comunicação visual. A parceria entre o CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica e a Inapa, pretende proporcionar uma maior ligação dos estudantes à indústria gráfica, promovendo não só a criatividade, mas também uma adaptação ao formato e técnica de impressão para dar um resultado de produção de alta qualidade.
A seleção final dos trabalhos é feita por um júri de uma das agências criativas a nível internacional, como é o caso da Unlock, em 2024, que escolhe os que considera de melhor qualidade em cada instituição de ensino. Todos os anos são produzidos e distribuídos 4000 exemplares na Península Ibérica, utilizando as mais diversas técnicas de impressão e papéis, divulgando a criatividade dos estudantes ao longo do ano.
Na edição 2023 do Calendário Inapa “Desenhando Fantasias”, em que o IPVC participou pela primeira vez, foi também selecionada a estudante Patrícia Ribeiro, do CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica da ESE, com a ilustração “Sinalização Viscom na Fábrica de Chocolate”.
Este ano, a Inapa promove uma nova formação e apresentação do briefing para o Calendário Inapa 2025, aos alunos da unidade curricular de Produção Gráfica na ESE.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.