Centenas de bens alimentares, de primeira necessidade, foram recolhidos em Valença e Tui, em troca da oferta do calendário da Eurocidade para 2024.
Nos últimos dias de dezembro e primeiros de janeiro decorreu uma campanha de troca de bens alimentares por um calendário da Eurocidade. Esta campanha decorreu em todas as escolas básicas do primeiro ciclo e jardins infância de Valença, bem como nos serviços da Câmara Municipal de Valença e no Concelho de Tui.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier e o vereador da Educação, Arlindo Sousa estiveram presentes no ato de entrega dos bens recolhidos junto das escolas de Valença e manifestaram a satisfação pela grande generosidade e espírito solidário dos valencianos. “Estes bens alimentares vão fazer a diferença em várias famílias mais carenciadas do nosso concelho”.
Nas recepções da Biblioteca Municipal e dos Paços do Concelho de Valença esta campanha, ainda, continua até ao fim do stock de calendários.
Todos os bens alimentares recolhidos reverteram para a Loja Social de Valença que posteriormente os encaminhará para as famílias mais necessitadas. Os bens recolhidos em Tui reverterão para a SOS Tomiño – Associação do Baixo Minho.
Este calendário anual da eurocidade conta com ilustrações feitas por desenhadores que, no caso de Valença, participaram no 17º Encontro da Associação Urban Skechers Minho, em junho.
Já os desenhos de Tui são o resultado do Encontro de Desenho sobre o Tui judaico, organizado pelo grupo Urban Sketchers, em setembro.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.