Centenas de bens alimentares, de primeira necessidade, foram recolhidos em Valença e Tui, em troca da oferta do calendário da Eurocidade para 2024.
Nos últimos dias de dezembro e primeiros de janeiro decorreu uma campanha de troca de bens alimentares por um calendário da Eurocidade. Esta campanha decorreu em todas as escolas básicas do primeiro ciclo e jardins infância de Valença, bem como nos serviços da Câmara Municipal de Valença e no Concelho de Tui.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier e o vereador da Educação, Arlindo Sousa estiveram presentes no ato de entrega dos bens recolhidos junto das escolas de Valença e manifestaram a satisfação pela grande generosidade e espírito solidário dos valencianos. “Estes bens alimentares vão fazer a diferença em várias famílias mais carenciadas do nosso concelho”.
Nas recepções da Biblioteca Municipal e dos Paços do Concelho de Valença esta campanha, ainda, continua até ao fim do stock de calendários.
Todos os bens alimentares recolhidos reverteram para a Loja Social de Valença que posteriormente os encaminhará para as famílias mais necessitadas. Os bens recolhidos em Tui reverterão para a SOS Tomiño – Associação do Baixo Minho.
Este calendário anual da eurocidade conta com ilustrações feitas por desenhadores que, no caso de Valença, participaram no 17º Encontro da Associação Urban Skechers Minho, em junho.
Já os desenhos de Tui são o resultado do Encontro de Desenho sobre o Tui judaico, organizado pelo grupo Urban Sketchers, em setembro.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.