A dupla Calema, composta pelos irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, vai atuar em junho de 2025 no Estádio da Luz, em Lisboa.
O concerto, que será uma celebração da música lusófona e da trajetória que os Calema têm vindo a construir, está marcado para dia 07 de junho, anunciou a dupla, numa conferência de imprensa, em Lisboa, antes do ‘showcase’ de apresentação de um novo EP, “Voyage — Part III”, a ser editado esta sexta-feira.
Durante o espetáculo, os Calema prometem “envolver o público numa noite repleta de surpresas e convidados especiais, num momento único e marcante para a música portuguesa e lusófona”.
O novo EP “marca uma fase de transformação na carreira dos Calema, com uma sonoridade que explora as batidas modernas e a essência pop da dupla, mantendo as raízes africanas e o lirismo que cativaram fãs em todo o mundo”, de acordo com a editora Universal Music Portugal.
“Voyage — Part III” encerra uma trilogia, na qual António e Fradique Mendes Ferreira “têm vindo a homenagear as suas raízes, incluindo colaborações marcantes com artistas como Dino D’Santiago e Tayc, resgatando memórias familiares e celebrando a diversidade cultural que os define”.
António e Fradique Mendes Ferreira nasceram em 1992 e 1987 em São Tomé e Príncipe. Antes de se radicarem em Portugal, passaram alguns anos em França, país com o qual mantêm ligação.
A celebrarem 15 anos de carreira, contam com cinco trabalhos de estúdio editados: “Ni Mondja Anguené” (editado em 2010), “Bomu Kêlê” (2014), “A nossa vez” (2017), “Yellow” (2020) e “Voyage — Part II” (2024), que foi editado também em França, em outubro.
Em 2019 editaram o álbum “Ao vivo no Campo Pequeno”.
Em 2023 gravaram com os cantores Nuno Ribeiro e Mariza o ‘single’ “Maria Joana”, que atingiu milhões de visualizações nas plataformas de ‘streaming’ e venceu o PLAY — Prémio da Música Portuguesa de Canção do Ano, a única categoria cujo vencedor é escolhido pelo público.
No início de 2025, os Calema têm concertos marcados em França, em localidades como Paris, Bordéus, Lyon e Estrasburgo.
Os bilhetes para o concerto no Estádio da Luz estarão à venda a partir das 13:00 de dia 13 de novembro.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.