A dupla Calema, composta pelos irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, vai atuar em junho de 2025 no Estádio da Luz, em Lisboa.
O concerto, que será uma celebração da música lusófona e da trajetória que os Calema têm vindo a construir, está marcado para dia 07 de junho, anunciou a dupla, numa conferência de imprensa, em Lisboa, antes do ‘showcase’ de apresentação de um novo EP, “Voyage — Part III”, a ser editado esta sexta-feira.
Durante o espetáculo, os Calema prometem “envolver o público numa noite repleta de surpresas e convidados especiais, num momento único e marcante para a música portuguesa e lusófona”.
O novo EP “marca uma fase de transformação na carreira dos Calema, com uma sonoridade que explora as batidas modernas e a essência pop da dupla, mantendo as raízes africanas e o lirismo que cativaram fãs em todo o mundo”, de acordo com a editora Universal Music Portugal.
“Voyage — Part III” encerra uma trilogia, na qual António e Fradique Mendes Ferreira “têm vindo a homenagear as suas raízes, incluindo colaborações marcantes com artistas como Dino D’Santiago e Tayc, resgatando memórias familiares e celebrando a diversidade cultural que os define”.
António e Fradique Mendes Ferreira nasceram em 1992 e 1987 em São Tomé e Príncipe. Antes de se radicarem em Portugal, passaram alguns anos em França, país com o qual mantêm ligação.
A celebrarem 15 anos de carreira, contam com cinco trabalhos de estúdio editados: “Ni Mondja Anguené” (editado em 2010), “Bomu Kêlê” (2014), “A nossa vez” (2017), “Yellow” (2020) e “Voyage — Part II” (2024), que foi editado também em França, em outubro.
Em 2019 editaram o álbum “Ao vivo no Campo Pequeno”.
Em 2023 gravaram com os cantores Nuno Ribeiro e Mariza o ‘single’ “Maria Joana”, que atingiu milhões de visualizações nas plataformas de ‘streaming’ e venceu o PLAY — Prémio da Música Portuguesa de Canção do Ano, a única categoria cujo vencedor é escolhido pelo público.
No início de 2025, os Calema têm concertos marcados em França, em localidades como Paris, Bordéus, Lyon e Estrasburgo.
Os bilhetes para o concerto no Estádio da Luz estarão à venda a partir das 13:00 de dia 13 de novembro.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.