A dupla Calema, composta pelos irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, vai atuar em junho de 2025 no Estádio da Luz, em Lisboa.
O concerto, que será uma celebração da música lusófona e da trajetória que os Calema têm vindo a construir, está marcado para dia 07 de junho, anunciou a dupla, numa conferência de imprensa, em Lisboa, antes do ‘showcase’ de apresentação de um novo EP, “Voyage — Part III”, a ser editado esta sexta-feira.
Durante o espetáculo, os Calema prometem “envolver o público numa noite repleta de surpresas e convidados especiais, num momento único e marcante para a música portuguesa e lusófona”.
O novo EP “marca uma fase de transformação na carreira dos Calema, com uma sonoridade que explora as batidas modernas e a essência pop da dupla, mantendo as raízes africanas e o lirismo que cativaram fãs em todo o mundo”, de acordo com a editora Universal Music Portugal.
“Voyage — Part III” encerra uma trilogia, na qual António e Fradique Mendes Ferreira “têm vindo a homenagear as suas raízes, incluindo colaborações marcantes com artistas como Dino D’Santiago e Tayc, resgatando memórias familiares e celebrando a diversidade cultural que os define”.
António e Fradique Mendes Ferreira nasceram em 1992 e 1987 em São Tomé e Príncipe. Antes de se radicarem em Portugal, passaram alguns anos em França, país com o qual mantêm ligação.
A celebrarem 15 anos de carreira, contam com cinco trabalhos de estúdio editados: “Ni Mondja Anguené” (editado em 2010), “Bomu Kêlê” (2014), “A nossa vez” (2017), “Yellow” (2020) e “Voyage — Part II” (2024), que foi editado também em França, em outubro.
Em 2019 editaram o álbum “Ao vivo no Campo Pequeno”.
Em 2023 gravaram com os cantores Nuno Ribeiro e Mariza o ‘single’ “Maria Joana”, que atingiu milhões de visualizações nas plataformas de ‘streaming’ e venceu o PLAY — Prémio da Música Portuguesa de Canção do Ano, a única categoria cujo vencedor é escolhido pelo público.
No início de 2025, os Calema têm concertos marcados em França, em localidades como Paris, Bordéus, Lyon e Estrasburgo.
Os bilhetes para o concerto no Estádio da Luz estarão à venda a partir das 13:00 de dia 13 de novembro.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.
A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizou-se para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin. Um empresário local doou material e garantiu o transporte para as zonas mais atingidas.
A Força Aérea Portuguesa mantém 560 militares no terreno no âmbito da operação de apoio às populações afetadas, com ações coordenadas em várias regiões do país e resposta operacional permanente.