A dupla Calema, composta pelos irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, vai atuar em junho de 2025 no Estádio da Luz, em Lisboa.
O concerto, que será uma celebração da música lusófona e da trajetória que os Calema têm vindo a construir, está marcado para dia 07 de junho, anunciou a dupla, numa conferência de imprensa, em Lisboa, antes do ‘showcase’ de apresentação de um novo EP, “Voyage — Part III”, a ser editado esta sexta-feira.
Durante o espetáculo, os Calema prometem “envolver o público numa noite repleta de surpresas e convidados especiais, num momento único e marcante para a música portuguesa e lusófona”.
O novo EP “marca uma fase de transformação na carreira dos Calema, com uma sonoridade que explora as batidas modernas e a essência pop da dupla, mantendo as raízes africanas e o lirismo que cativaram fãs em todo o mundo”, de acordo com a editora Universal Music Portugal.
“Voyage — Part III” encerra uma trilogia, na qual António e Fradique Mendes Ferreira “têm vindo a homenagear as suas raízes, incluindo colaborações marcantes com artistas como Dino D’Santiago e Tayc, resgatando memórias familiares e celebrando a diversidade cultural que os define”.
António e Fradique Mendes Ferreira nasceram em 1992 e 1987 em São Tomé e Príncipe. Antes de se radicarem em Portugal, passaram alguns anos em França, país com o qual mantêm ligação.
A celebrarem 15 anos de carreira, contam com cinco trabalhos de estúdio editados: “Ni Mondja Anguené” (editado em 2010), “Bomu Kêlê” (2014), “A nossa vez” (2017), “Yellow” (2020) e “Voyage — Part II” (2024), que foi editado também em França, em outubro.
Em 2019 editaram o álbum “Ao vivo no Campo Pequeno”.
Em 2023 gravaram com os cantores Nuno Ribeiro e Mariza o ‘single’ “Maria Joana”, que atingiu milhões de visualizações nas plataformas de ‘streaming’ e venceu o PLAY — Prémio da Música Portuguesa de Canção do Ano, a única categoria cujo vencedor é escolhido pelo público.
No início de 2025, os Calema têm concertos marcados em França, em localidades como Paris, Bordéus, Lyon e Estrasburgo.
Os bilhetes para o concerto no Estádio da Luz estarão à venda a partir das 13:00 de dia 13 de novembro.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo celebra este sábado, 17 de janeiro, o seu XXIII Aniversário, com uma arruada de Reis pelo centro histórico da cidade e um jantar comemorativo, marcando mais de duas décadas de atividade cultural e académica ligada a Viana do Castelo.
As associações empresariais de Viana do Castelo e da Figueira da Foz estão a trabalhar em conjunto para analisar os projetos de energia eólica offshore previstos para as duas regiões e avaliar os seus impactos sociais, ambientais e económicos.
O Município de Ponte de Lima vai implementar, entre 2025 e 2028, o Programa CLDS-5G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, no âmbito do PORTUGAL 2030, com o objetivo de reforçar a inclusão social e combater a pobreza no concelho.
A Associação Desportiva de Fafe voltou a escrever uma das páginas mais marcantes da sua história ao garantir, esta quarta-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, após vencer o Sporting de Braga por 2-1, em jogo dos quartos de final disputado no Estádio Municipal de Fafe.
A GNR deteve, no dia 9 de janeiro, dois homens, de 20 e 21 anos, por tráfico de estupefacientes no concelho de Valença.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.