O pequeno auditório do Centro Cultural de Paredes de Coura recebe já esta sexta-feira, 20 setembro, a partir das 22h00, o concerto intimista de Caio, pseudónimo de João Santos, que nos traz o incontornável "Queda Livre", primeiro avanço para o disco prometido para final do ano.
Artista multidisciplinar, produtor, compositor e cantor, Caio volta a Coura depois de também ter protagonizado em agosto do ano passado uma das Vodafone Music Sessions, no adro da igreja românica de Rubiães.
Agora, pelo Centro Cultural promete desfilar algumas das suas canções do álbum que está para chegar, nomeadamente “Queda Livre”, “uma canção sobre encontrarmos o nosso lugar num mundo que cada vez mais se pode considerar preto e branco. Um mundo no qual não podemos ficar de braços cruzados”, alerta João Santos, recordando também que esta canção foi composta no início do ano com alguns instrumentos gravados no estúdio que tem em casa e outros no estúdio Haus, em Lisboa.
A música foi produzida com a ajuda da sua banda e de Pedro Ferreiras.
Também este sábado, 21 de setembro, pelas 17h00, as tertúlias e conversas voltam a marcar a agenda de setembro no Centro Cultural, com ‘Abril por fora e Abril por dentro’, neste ano em que continuamos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
A conferência “Abril por fora e Abril por dentro” tem moderação do ex-ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e reúne nomes como o fotógrafo de Abril, Alfredo Cunha, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o advogado João Pereira, e o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.