O pequeno auditório do Centro Cultural de Paredes de Coura recebe já esta sexta-feira, 20 setembro, a partir das 22h00, o concerto intimista de Caio, pseudónimo de João Santos, que nos traz o incontornável "Queda Livre", primeiro avanço para o disco prometido para final do ano.
Artista multidisciplinar, produtor, compositor e cantor, Caio volta a Coura depois de também ter protagonizado em agosto do ano passado uma das Vodafone Music Sessions, no adro da igreja românica de Rubiães.
Agora, pelo Centro Cultural promete desfilar algumas das suas canções do álbum que está para chegar, nomeadamente “Queda Livre”, “uma canção sobre encontrarmos o nosso lugar num mundo que cada vez mais se pode considerar preto e branco. Um mundo no qual não podemos ficar de braços cruzados”, alerta João Santos, recordando também que esta canção foi composta no início do ano com alguns instrumentos gravados no estúdio que tem em casa e outros no estúdio Haus, em Lisboa.
A música foi produzida com a ajuda da sua banda e de Pedro Ferreiras.
Também este sábado, 21 de setembro, pelas 17h00, as tertúlias e conversas voltam a marcar a agenda de setembro no Centro Cultural, com ‘Abril por fora e Abril por dentro’, neste ano em que continuamos a celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
A conferência “Abril por fora e Abril por dentro” tem moderação do ex-ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e reúne nomes como o fotógrafo de Abril, Alfredo Cunha, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o advogado João Pereira, e o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) determinou o confinamento obrigatório de aves domésticas nas 95 zonas consideradas de alto risco para a gripe aviária, distribuídas por 14 distritos, entre os quais Viana do Castelo. A medida, que entrou em vigor esta semana, surge após a autoridade veterinária elevar o nível de alerta devido ao risco acrescido de disseminação do vírus.
Viana do Castelo marcou presença nas V Jornadas de Investigação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, na Universidade dos Açores, com a apresentação do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI).
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) assinalou na terça-feira o seu 24.º aniversário, numa cerimónia em Valença marcada por reconhecimento, ambição e aposta no futuro.
Monção vai receber, este sábado 15 de novembro, às 21:30h, a peça “Um Tiro no Pé”, uma adaptação irreverente inspirada na obra de Jaime Salazar Sampaio, um dos grandes nomes do teatro do absurdo em Portugal.
Neste Dia Mundial da Diabetes, celebrado a 14 de novembro, especialistas lembram que a doença metabólica não é exclusiva dos humanos — também os cães e gatos podem desenvolver diabetes, uma condição que exige monitorização veterinária, tratamento adequado e, em muitos casos, administração de insulina.
Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, o Hotel Áxis, em Viana do Castelo, recebe o evento “O Código da Beleza”, que irá reunir mais de 70 profissionais de cabeleireiro de várias regiões do país.
O Mosteiro de Vila Nova de Muía, em Ponte da Barca, acolheu um concerto que combinou a grandiosidade do órgão de tubos com a expressividade da voz lírica.