Um caçador de 53 anos caiu, no domingo, numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, pelas 13:25 foram acionados para uma ocorrência na encosta de Repiupiu, freguesia de Sistelo, e quando “chegaram ao local aperceberam-se que o homem estava muito longe da estrada, numa zona praticamente inacessível”, pelo que “houve a necessidade de acionar uma equipa de salvamento e resgaste em grande ângulo”.
No local decorria uma montaria ao javali e o caçador, de 53 anos, natural da freguesia do Couto, Arcos de Valdevez, caiu de cima de uns penedos, numa “zona escarpada”, por motivos ainda não totalmente esclarecidos, mas que poderão ter a ver com a possibilidade de se ter sentido mal ou aproximado demasiado da beira da encosta.
O homem “sofreu ferimentos graves ao nível da cabeça, dos ombros e queixava-se muito também da coluna, das costas”, referiu o comandante dos bombeiros.
“A área era praticamente inacessível, o pessoal teve muita dificuldade em conseguir descer até junto dele, e houve necessidade de fazer o acionamento do helicóptero da Força Aérea para fazer o resgate da vítima, que foi estabilizada por nós no local”, explicou a mesma fonte, acrescentando que o ferido foi retirado, pelas 16:50, através do meio aéreo para a estrada, onde aguardava uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima.
O homem foi novamente avaliado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo, e posteriormente transportado para o Hospital de Braga numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, acompanhado pela VMER.
No local da ocorrência estiveram 16 operacionais, apoiados por cinco veículos, uma viatura da GNR de Arcos de Valdevez e o helicóptero da Força Aérea.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.