Logo
Regional

Caçador caiu de 12 metros e foi resgatado por helicóptero em Arcos de Valdevez

13 Janeiro, 2025 | 14:16
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Um caçador de 53 anos caiu, no domingo, numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, pelas 13:25 foram acionados para uma ocorrência na encosta de Repiupiu, freguesia de Sistelo, e quando “chegaram ao local aperceberam-se que o homem estava muito longe da estrada, numa zona praticamente inacessível”, pelo que “houve a necessidade de acionar uma equipa de salvamento e resgaste em grande ângulo”.

No local decorria uma montaria ao javali e o caçador, de 53 anos, natural da freguesia do Couto, Arcos de Valdevez, caiu de cima de uns penedos, numa “zona escarpada”, por motivos ainda não totalmente esclarecidos, mas que poderão ter a ver com a possibilidade de se ter sentido mal ou aproximado demasiado da beira da encosta.

O homem “sofreu ferimentos graves ao nível da cabeça, dos ombros e queixava-se muito também da coluna, das costas”, referiu o comandante dos bombeiros.

“A área era praticamente inacessível, o pessoal teve muita dificuldade em conseguir descer até junto dele, e houve necessidade de fazer o acionamento do helicóptero da Força Aérea para fazer o resgate da vítima, que foi estabilizada por nós no local”, explicou a mesma fonte, acrescentando que o ferido foi retirado, pelas 16:50, através do meio aéreo para a estrada, onde aguardava uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima.

O homem foi novamente avaliado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo, e posteriormente transportado para o Hospital de Braga numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, acompanhado pela VMER.

No local da ocorrência estiveram 16 operacionais, apoiados por cinco veículos, uma viatura da GNR de Arcos de Valdevez e o helicóptero da Força Aérea.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.