Um caçador de 53 anos caiu, no domingo, numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, pelas 13:25 foram acionados para uma ocorrência na encosta de Repiupiu, freguesia de Sistelo, e quando “chegaram ao local aperceberam-se que o homem estava muito longe da estrada, numa zona praticamente inacessível”, pelo que “houve a necessidade de acionar uma equipa de salvamento e resgaste em grande ângulo”.
No local decorria uma montaria ao javali e o caçador, de 53 anos, natural da freguesia do Couto, Arcos de Valdevez, caiu de cima de uns penedos, numa “zona escarpada”, por motivos ainda não totalmente esclarecidos, mas que poderão ter a ver com a possibilidade de se ter sentido mal ou aproximado demasiado da beira da encosta.
O homem “sofreu ferimentos graves ao nível da cabeça, dos ombros e queixava-se muito também da coluna, das costas”, referiu o comandante dos bombeiros.
“A área era praticamente inacessível, o pessoal teve muita dificuldade em conseguir descer até junto dele, e houve necessidade de fazer o acionamento do helicóptero da Força Aérea para fazer o resgate da vítima, que foi estabilizada por nós no local”, explicou a mesma fonte, acrescentando que o ferido foi retirado, pelas 16:50, através do meio aéreo para a estrada, onde aguardava uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima.
O homem foi novamente avaliado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo, e posteriormente transportado para o Hospital de Braga numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, acompanhado pela VMER.
No local da ocorrência estiveram 16 operacionais, apoiados por cinco veículos, uma viatura da GNR de Arcos de Valdevez e o helicóptero da Força Aérea.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.