As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Em comunicado, a AMN refere que, até ao momento, nenhuma das vítimas desaparecidas foi encontrada. O alerta para o acidente foi recebido pelas 12h20, tendo sido de imediato desencadeada uma operação de busca e salvamento por mar e por ar.
Na embarcação seguiam cinco pessoas. Duas delas — o mestre da embarcação e um pescador de nacionalidade indonésia — foram localizadas com vida e resgatadas, tendo sido assistidas no local e transportadas em estado consciente para o Hospital de Viana do Castelo pelos Bombeiros Voluntários de Caminha.
Segundo o capitão do Porto de Caminha, Fernando Vieira Pereira, o acidente ocorreu numa zona rochosa junto à ilha da Ínsua, em Moledo, no concelho de Caminha, estando ainda a ser apuradas as circunstâncias do naufrágio. Numa primeira análise, tudo indica que um golpe de mar terá virado a embarcação.
As operações de busca envolveram tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha e meios aéreos da Força Aérea Portuguesa e de uma aeronave espanhola. As buscas deste domingo terminaram cerca das 17h30, mantendo-se alguma vigilância em terra durante a noite.
“Não há qualquer indício de vítimas no interior da embarcação, pelo que estamos a alargar a área de busca para outras zonas”, adiantou o capitão do Porto de Caminha.
As autoridades marítimas garantem que as operações serão retomadas na manhã de segunda-feira, com o reforço dos meios disponíveis, na tentativa de localizar os três pescadores ainda desaparecidos.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.