As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
O capitão do porto de Caminha, Fernando Pereira, explicou que “o agravamento considerável da agitação marítima e da altura significativa da ondulação veio dificultar o empenhamento de meios, principalmente no mar”.
O naufrágio ocorreu numa zona rochosa da ilha da Ínsua, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo. A bordo seguiam cinco pescadores, tendo dois deles sido resgatados e transportados para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Segundo a autoridade marítima, ambos se encontram fora de perigo, embora um apresente um quadro clínico que inspira maiores cuidados.
As buscas desta manhã contaram inicialmente com o apoio de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que operou durante cerca de uma hora, enquanto as condições meteorológicas o permitiram. Mantêm-se também buscas apeadas em terra e no mar, através de uma embarcação patrulha da Polícia Marítima, concentrada na zona interior da barra do porto de Caminha, entretanto encerrada devido ao agravamento da agitação marítima.
Além dos meios nacionais, está igualmente empenhado um helicóptero de salvamento marítimo espanhol, do Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo de Espanha, que desde as 10h17 realiza buscas entre La Guardia, na Galiza, e a zona da ilha da Ínsua, em Moledo.
No dispositivo de busca participa ainda a equipa de salva-vidas da estação de Viana do Castelo, que está a percorrer o troço marítimo entre a capital do Alto Minho e Caminha.
As operações prosseguem, estando dependentes da evolução das condições meteorológicas.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).