As buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido no concelho de Caminha decorrem entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A Autoridade Marítima Nacional encontra-se a efetuar buscas por um pescador lúdico, que se encontra desaparecido desde o dia de ontem [segunda-feira] depois de alegadamente ter saído para exercer a atividade da pesca lúdica apeada na zona costeira de Moledo, entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, no concelho de Caminha”, no distrito de Viana do Castelo, indica a AMN em comunicado.
A AMN refere que o pescador tem 70 anos, e não 67 como tinha sido indicado, cerca das 9h, à Lusa.
Nas operações de busca, coordenadas pelo capitão do porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Caminha, estão empenhados tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo (por mar) e elementos do Comando-local de Caminha, bem como da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora (por terra), descreve a AMN.
No local encontra-se também uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
“O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima”, acrescenta.
A AMN refere que as buscas foram iniciadas na sequência de um alerta recebido pelas 21:30 de segunda-feira, feito “através da GNR, que recebeu um contacto de um familiar da vítima a dar conta que o homem teria saído de casa para pescar e não tinha regressado”.
“Foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Caminha para efetuar buscas por terra”, assegura a AMN.
O capitão do porto de Caminha disse hoje à Lusa que as autoridades marítimas, com o apoio da Força Aérea, num total de cerca de 17 homens, se encontram a procurar o homem desaparecido.
“Suspeita-se que possa ter desaparecido durante a prática de pesca lúdica na zona de Moledo. A sua viatura foi encontrada próxima da zona costeira, entre Vila Praia de Âncora e Moledo. Estamos a desenvolver esforços para localizá-lo, mas ainda não conseguimos encontrar”, afirmou o capitão do porto de Caminha, Fernando Pereira, pelas 9h.
O capitão explicou ainda que a barra de Caminha estava na segunda-feira encerrada, com o “mar alteroso” a apresentar ondas de quatro metros e o vento a soprar com o equivalente a 30 quilómetros por hora.
Na página da Internet da Proteção Civil indica-se que a busca e resgate decorre na Eco Via de Vila Praia de Âncora, uma zona de circulação de pessoas e bicicletas, junto à costa, existente entre aquela vila e a praia de Moledo.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.