Entre os dias 1 de janeiro e 28 de maio, o Portal da Queixa registou um total de 3.886 reclamações relacionadas com burlas em compras online, sinalizando um crescimento preocupante deste fenómeno no contexto do comércio digital em Portugal.
A análise dos dados revela que o setor mais visado é o de Compras, Moda e Joalharia, responsável por 26,76% das queixas registadas. Seguem-se as categorias de Hotéis, Viagens e Turismo (17,42%) e Internet, Sites e Negócios (12,74%), demonstrando que a fraude digital afeta transversalmente vários segmentos do consumo.
Outro setor apontado por alegados casos de burla online é o da Entregas ao Domicílio com uma fatia de 9,83% das queixas. Também o setor Banca, Pagamentos e Investimentos foi envolvido em 8,62% dos casos denunciados.
Os dados revelam ainda que as mulheres são as mais afetadas, representando 58,13% das queixas. A faixa etária mais lesada é a dos 35 aos 44 anos, com 26,25% das reclamações, o que sugere uma maior exposição deste grupo às armadilhas online, muitas vezes camufladas em campanhas publicitárias nas redes sociais.
Em termos geográficos, os consumidores da Área Metropolitana de Lisboa lideram as queixas, com 29,62%, seguidos pelo Porto (18,84%) e Setúbal (10,50%).
Entre os milhares de relatos, destacam-se situações como a tentativa de burla com engenharia social: “Durante uma chamada telefónica, fui levada a fornecer dados pessoais sob o pretexto da emissão de um cartão de crédito Wizink. Não sou cliente, nem pretendo ser.” Link para a queixa
Ou ainda burlas em redes sociais, como esta denúncia de publicidade enganosa no Facebook: “Comprei um produto anunciado como sendo uma dockstation da Samsung, mas recebi duas colunas de som baratas. Fui enganado.”
Há ainda casos de não entrega de produtos, como relata esta consumidora: “Comprei duas carteiras no Instagram, paguei por transferência, mas nunca recebi a encomenda.”
O Portal da Queixa reforça a importância da partilha pública destes casos e da promoção da literacia digital.
Segundo Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, “a sofisticação das burlas digitais exige dos consumidores uma postura cada vez mais atenta. A partilha de experiências na nossa plataforma é essencial para prevenir novos casos e proteger o consumidor.”
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.
A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.
O projeto Viana STARTS, apoiado pela Iniciativa Urbana Europeia, está a expandir o seu impacto para além de Viana do Castelo, replicando soluções inovadoras em três cidades parceiras na Europa.