Entre os dias 1 de janeiro e 28 de maio, o Portal da Queixa registou um total de 3.886 reclamações relacionadas com burlas em compras online, sinalizando um crescimento preocupante deste fenómeno no contexto do comércio digital em Portugal.
A análise dos dados revela que o setor mais visado é o de Compras, Moda e Joalharia, responsável por 26,76% das queixas registadas. Seguem-se as categorias de Hotéis, Viagens e Turismo (17,42%) e Internet, Sites e Negócios (12,74%), demonstrando que a fraude digital afeta transversalmente vários segmentos do consumo.
Outro setor apontado por alegados casos de burla online é o da Entregas ao Domicílio com uma fatia de 9,83% das queixas. Também o setor Banca, Pagamentos e Investimentos foi envolvido em 8,62% dos casos denunciados.
Os dados revelam ainda que as mulheres são as mais afetadas, representando 58,13% das queixas. A faixa etária mais lesada é a dos 35 aos 44 anos, com 26,25% das reclamações, o que sugere uma maior exposição deste grupo às armadilhas online, muitas vezes camufladas em campanhas publicitárias nas redes sociais.
Em termos geográficos, os consumidores da Área Metropolitana de Lisboa lideram as queixas, com 29,62%, seguidos pelo Porto (18,84%) e Setúbal (10,50%).
Entre os milhares de relatos, destacam-se situações como a tentativa de burla com engenharia social: “Durante uma chamada telefónica, fui levada a fornecer dados pessoais sob o pretexto da emissão de um cartão de crédito Wizink. Não sou cliente, nem pretendo ser.” Link para a queixa
Ou ainda burlas em redes sociais, como esta denúncia de publicidade enganosa no Facebook: “Comprei um produto anunciado como sendo uma dockstation da Samsung, mas recebi duas colunas de som baratas. Fui enganado.”
Há ainda casos de não entrega de produtos, como relata esta consumidora: “Comprei duas carteiras no Instagram, paguei por transferência, mas nunca recebi a encomenda.”
O Portal da Queixa reforça a importância da partilha pública destes casos e da promoção da literacia digital.
Segundo Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, “a sofisticação das burlas digitais exige dos consumidores uma postura cada vez mais atenta. A partilha de experiências na nossa plataforma é essencial para prevenir novos casos e proteger o consumidor.”
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.