Bruna Oliveira Torre de 17 anos (completará 18 anos em junho) é a Mordoma do Cartaz da Romaria da Agonia 2025 e representa a tradição, a fé e a continuidade cultural que a Romaria d’ Agonia simboliza.
Natural da Abelheira, aluna do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Monserrate, Bruna é também voluntária na Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, acólita na Igreja da Sagrada Família e participa em teatro musical na CONTRACENA. Mas é no orgulho de ser vianense e no amor pelas tradições da sua terra que encontra a força para assumir o papel que agora lhe é confiado.
“Ser a mordoma do cartaz é um sonho e uma responsabilidade muito grande. Não me estou a representar apenas a mim e à minha família, mas todos os vianenses. Quero honrar todos os que mantêm viva esta tradição e, acima de tudo, agradecer à Nossa Senhora da Agonia”, confessa a mordoma do cartaz, escolhida entre 19 finalistas num concurso que se realizou em março.
A ligação de Bruna à Romaria começou cedo, na freguesia de Serreleis, mais recentemente, na mordomia e no Cortejo Histórico – Etnográfico. O traje de Domingar que enverga foi feito em memória do seu primeiro traje, confecionado pela avó e usado depois pela mãe e agora pela irmã. Ao peito, carrega com orgulho peças de ouro com valor sentimental e histórico, como uma custódia antiga de família e uma medalha oferecida pelos familiares.
A emoção com que recebeu a notícia da sua escolha revela a intensidade com que vive a tradição:
“Ouvir o meu nome foi um choque enorme. Um sorriso apareceu de imediato, chorei sem parar. Foi um momento de felicidade absoluta e de enorme gratidão à minha família e à Nossa Senhora da Agonia”, revela a mordoma.

Bruna sempre sonhou ser mordoma do cartaz. Este era um desejo antigo, alimentado pela admiração que sente pelas mulheres que, ano após ano, simbolizam desfilam na mordomia da Romaria d’Agonia. Em 2025, é ela a dar rosto à rainha das Romaria de Portugal — “com a elegância, a fé e a verdade de quem leva a tradição no coração.”
“Sinto a chieira desde muito nova. Estou preparada para viver este momento com gratidão, respeito e amor, levando as nossas tradições além-fronteiras.”
A escolha de Bruna Torre reafirma o compromisso da Romaria da Agonia com a autenticidade, o enraizamento familiar e a valorização das novas gerações que continuam a dar vida à cultura e etnografia de Viana do Castelo.

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).