Bruna Oliveira Torre de 17 anos (completará 18 anos em junho) é a Mordoma do Cartaz da Romaria da Agonia 2025 e representa a tradição, a fé e a continuidade cultural que a Romaria d’ Agonia simboliza.
Natural da Abelheira, aluna do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Monserrate, Bruna é também voluntária na Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, acólita na Igreja da Sagrada Família e participa em teatro musical na CONTRACENA. Mas é no orgulho de ser vianense e no amor pelas tradições da sua terra que encontra a força para assumir o papel que agora lhe é confiado.
“Ser a mordoma do cartaz é um sonho e uma responsabilidade muito grande. Não me estou a representar apenas a mim e à minha família, mas todos os vianenses. Quero honrar todos os que mantêm viva esta tradição e, acima de tudo, agradecer à Nossa Senhora da Agonia”, confessa a mordoma do cartaz, escolhida entre 19 finalistas num concurso que se realizou em março.
A ligação de Bruna à Romaria começou cedo, na freguesia de Serreleis, mais recentemente, na mordomia e no Cortejo Histórico – Etnográfico. O traje de Domingar que enverga foi feito em memória do seu primeiro traje, confecionado pela avó e usado depois pela mãe e agora pela irmã. Ao peito, carrega com orgulho peças de ouro com valor sentimental e histórico, como uma custódia antiga de família e uma medalha oferecida pelos familiares.
A emoção com que recebeu a notícia da sua escolha revela a intensidade com que vive a tradição:
“Ouvir o meu nome foi um choque enorme. Um sorriso apareceu de imediato, chorei sem parar. Foi um momento de felicidade absoluta e de enorme gratidão à minha família e à Nossa Senhora da Agonia”, revela a mordoma.
Bruna sempre sonhou ser mordoma do cartaz. Este era um desejo antigo, alimentado pela admiração que sente pelas mulheres que, ano após ano, simbolizam desfilam na mordomia da Romaria d’Agonia. Em 2025, é ela a dar rosto à rainha das Romaria de Portugal — “com a elegância, a fé e a verdade de quem leva a tradição no coração.”
“Sinto a chieira desde muito nova. Estou preparada para viver este momento com gratidão, respeito e amor, levando as nossas tradições além-fronteiras.”
A escolha de Bruna Torre reafirma o compromisso da Romaria da Agonia com a autenticidade, o enraizamento familiar e a valorização das novas gerações que continuam a dar vida à cultura e etnografia de Viana do Castelo.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.