Bruna Oliveira Torre de 17 anos (completará 18 anos em junho) é a Mordoma do Cartaz da Romaria da Agonia 2025 e representa a tradição, a fé e a continuidade cultural que a Romaria d’ Agonia simboliza.
Natural da Abelheira, aluna do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Monserrate, Bruna é também voluntária na Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, acólita na Igreja da Sagrada Família e participa em teatro musical na CONTRACENA. Mas é no orgulho de ser vianense e no amor pelas tradições da sua terra que encontra a força para assumir o papel que agora lhe é confiado.
“Ser a mordoma do cartaz é um sonho e uma responsabilidade muito grande. Não me estou a representar apenas a mim e à minha família, mas todos os vianenses. Quero honrar todos os que mantêm viva esta tradição e, acima de tudo, agradecer à Nossa Senhora da Agonia”, confessa a mordoma do cartaz, escolhida entre 19 finalistas num concurso que se realizou em março.
A ligação de Bruna à Romaria começou cedo, na freguesia de Serreleis, mais recentemente, na mordomia e no Cortejo Histórico – Etnográfico. O traje de Domingar que enverga foi feito em memória do seu primeiro traje, confecionado pela avó e usado depois pela mãe e agora pela irmã. Ao peito, carrega com orgulho peças de ouro com valor sentimental e histórico, como uma custódia antiga de família e uma medalha oferecida pelos familiares.
A emoção com que recebeu a notícia da sua escolha revela a intensidade com que vive a tradição:
“Ouvir o meu nome foi um choque enorme. Um sorriso apareceu de imediato, chorei sem parar. Foi um momento de felicidade absoluta e de enorme gratidão à minha família e à Nossa Senhora da Agonia”, revela a mordoma.

Bruna sempre sonhou ser mordoma do cartaz. Este era um desejo antigo, alimentado pela admiração que sente pelas mulheres que, ano após ano, simbolizam desfilam na mordomia da Romaria d’Agonia. Em 2025, é ela a dar rosto à rainha das Romaria de Portugal — “com a elegância, a fé e a verdade de quem leva a tradição no coração.”
“Sinto a chieira desde muito nova. Estou preparada para viver este momento com gratidão, respeito e amor, levando as nossas tradições além-fronteiras.”
A escolha de Bruna Torre reafirma o compromisso da Romaria da Agonia com a autenticidade, o enraizamento familiar e a valorização das novas gerações que continuam a dar vida à cultura e etnografia de Viana do Castelo.

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.