Logo
Regional

Browning concluiu ampliação da unidade em São Romão do Neiva e cria 50 novos empregos

31 Outubro, 2023 | 14:56
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Browning, fábrica de armas instalada há 50 anos em Viana do Castelo, concluiu a ampliação da unidade em São Romão do Neiva, orçada em 21 milhões de euros.

Fonte do grupo belga FN Herstal, que detém a Browning Viana, adiantou que “desde o início do projeto de ampliação, em 2022, foram criados cerca de 50 novos postos de trabalho”.

A fábrica, responsável pela produção das armas Browning e Winchester, passou a ocupar “uma área total de 30 mil metros quadrados”.

Trata-se da maior fábrica de armas em Portugal, estando autorizada pela PSP a produzir até 150 mil unidades por ano.​​​​​​​

A ampliação da unidade fabril vem permitir o “incremento do conteúdo digital de suporte à atividade, a produção de componentes de maior valor acrescentado, o tratamento de superfície de acordo com as determinações do REACH [regulamento da União Europeia para melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente face aos riscos que podem resultar dos produtos químicos] e melhorar as condições de trabalho”.

A ampliação da fábrica de armas de caça e desporto, instalada na zona industrial de Neiva, desde abril de 1973, visou a “expansão da área coberta para produção e armazenamento de materiais, novas tecnologias, aumento da capacidade e maior valor acrescentado através da internalização de conteúdo externo”.

O investimento na ampliação das instalações, orçado em 21 milhões de euros, “foi financiado, em 1,5 milhões de euros, por fundos comunitários”.

A Browing produz carabinas e espingardas de caça, sendo que “70% da produção se destina ao mercado americano”.

A empresa estima fechar o ano de 2023 com “um volume de negócios de 80 milhões de euros”, prevendo para 2024 um aumento da faturação de oito milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Janeiro, 2026

Biblioteca Municipal de Valença recebe sessão de leitura e oficina para crianças

A Biblioteca Municipal de Valença convida famílias para mais uma edição do programa Histórias em Família, este sábado, 24 de janeiro, às 10h30. A iniciativa promete uma manhã de leitura, criatividade e partilha entre pais e filhos.

Regional 23 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana celebra Dia do Diplomado com quase 1.500 pessoas

Viana do Castelo vai receber este sábado cerca de 1.500 pessoas para a cerimónia do Dia do Diplomado do Politécnico de Viana do Castelo. O evento decorre no Centro Cultural da cidade, a partir das 10h00, numa edição que se anuncia como uma das mais participadas de sempre.

Música 23 Janeiro, 2026

Mickael Carreira anima a Festa das Tradições de Ponte da Barca

Ponte da Barca prepara-se para três dias de muita música, animação e celebração da cultura local com a realização da Festa das Tradições, que decorre de 8 a 10 de maio na Praça Terras da Nóbrega.

Regional 23 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 2 milhões na requalificação e ampliação da Escola do Cabedelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta semana, a abertura de concurso público e a autorização da despesa para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque. O investimento previsto é de 2,061 milhões de euros, com um prazo de execução de 360 dias.

Nacional 23 Janeiro, 2026

Marta Von Fridden assume lugar de deputada na Assembleia da República

Marta Von Fridden, coordenadora da Iniciativa Liberal (IL) em Viana do Castelo, tomou posse esta quarta-feira, 21 de janeiro, como deputada na Assembleia da República, substituindo Carlos Guimarães Pinto, que suspendeu o mandato por um mês por “motivos pessoais”.

Desporto 23 Janeiro, 2026

Juventude Viana defronta OC Barcelos B na abertura da segunda volta do campeonato

A Juventude Viana regressa amanhã ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, enfrentando o OC Barcelos B, em jogo da 14.ª jornada, marcada para as 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Regional 23 Janeiro, 2026

Monção propõe apoios ao IMI e benefícios sociais para bombeiros voluntários

A Câmara Municipal de Monção vai colocar em discussão pública um projeto de regulamento que prevê apoiar os bombeiros voluntários no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) da habitação própria e permanente.