Logo
Regional

Browning concluiu ampliação da unidade em São Romão do Neiva e cria 50 novos empregos

31 Outubro, 2023 | 14:56
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Browning, fábrica de armas instalada há 50 anos em Viana do Castelo, concluiu a ampliação da unidade em São Romão do Neiva, orçada em 21 milhões de euros.

Fonte do grupo belga FN Herstal, que detém a Browning Viana, adiantou que “desde o início do projeto de ampliação, em 2022, foram criados cerca de 50 novos postos de trabalho”.

A fábrica, responsável pela produção das armas Browning e Winchester, passou a ocupar “uma área total de 30 mil metros quadrados”.

Trata-se da maior fábrica de armas em Portugal, estando autorizada pela PSP a produzir até 150 mil unidades por ano.​​​​​​​

A ampliação da unidade fabril vem permitir o “incremento do conteúdo digital de suporte à atividade, a produção de componentes de maior valor acrescentado, o tratamento de superfície de acordo com as determinações do REACH [regulamento da União Europeia para melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente face aos riscos que podem resultar dos produtos químicos] e melhorar as condições de trabalho”.

A ampliação da fábrica de armas de caça e desporto, instalada na zona industrial de Neiva, desde abril de 1973, visou a “expansão da área coberta para produção e armazenamento de materiais, novas tecnologias, aumento da capacidade e maior valor acrescentado através da internalização de conteúdo externo”.

O investimento na ampliação das instalações, orçado em 21 milhões de euros, “foi financiado, em 1,5 milhões de euros, por fundos comunitários”.

A Browing produz carabinas e espingardas de caça, sendo que “70% da produção se destina ao mercado americano”.

A empresa estima fechar o ano de 2023 com “um volume de negócios de 80 milhões de euros”, prevendo para 2024 um aumento da faturação de oito milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Embarcação de pesca que naufragou ao largo de Aveiro já se tinha afundado em 2005

A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.

Regional 18 Dezembro, 2025

Mercado de Viana do Castelo altera horários durante a época natalícia

O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.