Logo
Regional

Brasileira a estudar na Universidade do Minho vence Prémio de Investigação da APAV

12 Dezembro, 2022 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Gracieli Silva, estudante do doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho, venceu ex-aequo o Prémio Investigação 2022 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), por um estudo sobre a violência doméstica. A distinção foi entregue em Lisboa e reconhece a qualidade da sua dissertação “Flores no Inferno”, defendida no mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da UMinho. O prémio tem o apoio da Fundação Montepio e o valor de 1500 euros, tendo nesta 8ª edição sido partilhado ex-aequo com Sara Cardoso, que estudou a violência doméstica em idosos.

Gracieli Silva mostrou-se “muito feliz” pelo prémio, tal como a sua orientadora e diretora do doutoramento em Sociologia, Emília Araújo: “Endereço os parabéns pela distinção, que tem elevado valor simbólico para a UMinho e foca uma área de pesquisa pertinente e controversa”.

No seu trabalho, a autora entrevistou mulheres numa relação conjugal de dois ou mais anos que sofreram agressões emocionais, físicas, financeiras e sexuais. A designação “Flores do inferno” deve-se a cada uma delas ser tratada pelo nome de uma flor, protegendo a sua identidade. A investigadora concluiu que “as estratégias de comunicação sobre a violência são fundamentais, não retratando todas as mulheres vitimas como submissas, infelizes, fracas e desinformadas”, sendo várias as suas razões para continuarem na relação. Verificou-se ainda que elas não falavam das agressões a familiares e amigos, que desconheciam, assim, a situação.

As várias dimensões do estudo contribuem, por isso, para a consciencialização social do papel de cada um neste fenómeno, o qual tem aumentado no mundo, realça a também investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho.

Gracieli Silva nasceu no Brasil e vive em Braga. É formadora, consultora, atriz e apoia causas cívicas, como o Coletivo Anônimas e o Centro Seara de Amor e Luz.

O Prémio de Investigação da APAV destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas ligados à missão desta associação, ou seja, apoiar as vítimas de crime, seus familiares e pessoas amigas.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.