Logo
Regional

Brasileira a estudar na Universidade do Minho vence Prémio de Investigação da APAV

12 Dezembro, 2022 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Gracieli Silva, estudante do doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho, venceu ex-aequo o Prémio Investigação 2022 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), por um estudo sobre a violência doméstica. A distinção foi entregue em Lisboa e reconhece a qualidade da sua dissertação “Flores no Inferno”, defendida no mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da UMinho. O prémio tem o apoio da Fundação Montepio e o valor de 1500 euros, tendo nesta 8ª edição sido partilhado ex-aequo com Sara Cardoso, que estudou a violência doméstica em idosos.

Gracieli Silva mostrou-se “muito feliz” pelo prémio, tal como a sua orientadora e diretora do doutoramento em Sociologia, Emília Araújo: “Endereço os parabéns pela distinção, que tem elevado valor simbólico para a UMinho e foca uma área de pesquisa pertinente e controversa”.

No seu trabalho, a autora entrevistou mulheres numa relação conjugal de dois ou mais anos que sofreram agressões emocionais, físicas, financeiras e sexuais. A designação “Flores do inferno” deve-se a cada uma delas ser tratada pelo nome de uma flor, protegendo a sua identidade. A investigadora concluiu que “as estratégias de comunicação sobre a violência são fundamentais, não retratando todas as mulheres vitimas como submissas, infelizes, fracas e desinformadas”, sendo várias as suas razões para continuarem na relação. Verificou-se ainda que elas não falavam das agressões a familiares e amigos, que desconheciam, assim, a situação.

As várias dimensões do estudo contribuem, por isso, para a consciencialização social do papel de cada um neste fenómeno, o qual tem aumentado no mundo, realça a também investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho.

Gracieli Silva nasceu no Brasil e vive em Braga. É formadora, consultora, atriz e apoia causas cívicas, como o Coletivo Anônimas e o Centro Seara de Amor e Luz.

O Prémio de Investigação da APAV destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas ligados à missão desta associação, ou seja, apoiar as vítimas de crime, seus familiares e pessoas amigas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.