Logo
Regional

Brasileira a estudar na Universidade do Minho vence Prémio de Investigação da APAV

12 Dezembro, 2022 | 14:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Gracieli Silva, estudante do doutoramento em Sociologia da Universidade do Minho, venceu ex-aequo o Prémio Investigação 2022 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), por um estudo sobre a violência doméstica. A distinção foi entregue em Lisboa e reconhece a qualidade da sua dissertação “Flores no Inferno”, defendida no mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da UMinho. O prémio tem o apoio da Fundação Montepio e o valor de 1500 euros, tendo nesta 8ª edição sido partilhado ex-aequo com Sara Cardoso, que estudou a violência doméstica em idosos.

Gracieli Silva mostrou-se “muito feliz” pelo prémio, tal como a sua orientadora e diretora do doutoramento em Sociologia, Emília Araújo: “Endereço os parabéns pela distinção, que tem elevado valor simbólico para a UMinho e foca uma área de pesquisa pertinente e controversa”.

No seu trabalho, a autora entrevistou mulheres numa relação conjugal de dois ou mais anos que sofreram agressões emocionais, físicas, financeiras e sexuais. A designação “Flores do inferno” deve-se a cada uma delas ser tratada pelo nome de uma flor, protegendo a sua identidade. A investigadora concluiu que “as estratégias de comunicação sobre a violência são fundamentais, não retratando todas as mulheres vitimas como submissas, infelizes, fracas e desinformadas”, sendo várias as suas razões para continuarem na relação. Verificou-se ainda que elas não falavam das agressões a familiares e amigos, que desconheciam, assim, a situação.

As várias dimensões do estudo contribuem, por isso, para a consciencialização social do papel de cada um neste fenómeno, o qual tem aumentado no mundo, realça a também investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho.

Gracieli Silva nasceu no Brasil e vive em Braga. É formadora, consultora, atriz e apoia causas cívicas, como o Coletivo Anônimas e o Centro Seara de Amor e Luz.

O Prémio de Investigação da APAV destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas ligados à missão desta associação, ou seja, apoiar as vítimas de crime, seus familiares e pessoas amigas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.