Braga foi distinguida como Capital Europeia da Inovação, na categoria 'Cidade Europeia Mais Inovadora', na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards), anunciou a Comissão Europeia.
Em comunicado, a Comissão Europeia refere que, como vencedora, a cidade irá receber um prémio de 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras “que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu”.
Em 2.º e 3.º ligares ficaram, respetivamente, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia),
Todos os finalistas serão convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.
O anúncio do vencedor foi feito pela Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, durante a cerimónia de entrega dos prémios, realizada na Web Summit, em Lisboa, Capital Europeia da Inovação de 2023.
Em comunicado, o município de Braga refere que a cidade foi escolhida pelo seu trabalho no estabelecimento de um ecossistema de inovação “robusto e sustentável”.
Este prémio, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação, no âmbito do programa Horizonte Europa, destaca o papel das cidades na promoção de inovações transformadoras, em alinhamento com os objetivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu o que esta distinção “é fruto de um trabalho conjunto” entre a autarquia, a comunidade académica, as empresas e o setor público.
“Estamos empenhados em construir uma cidade que aposta em soluções inovadoras, que valorizam o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável. Este prémio é o reflexo da visão de Braga como uma cidade inclusiva e orientada para o futuro”, afirmou.
Para Ricardo Rio, este é o “reconhecimento internacional do compromisso que Braga tem com a inovação e com o desenvolvimento sustentável”.
“Este prémio coloca Braga no mapa europeu como um centro de inovação, ao serviço da comunidade, reforçando a nossa atratividade para a captação de investimento, de talento e novas parcerias internacionais”, acrescentou.
Braga junta-se agora ao grupo de cidades europeias de referência em inovação, sendo convidada a integrar o grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação, composto por antigos finalistas dos iCapital Awards.
Esta rede de cidades permite uma colaboração contínua para partilhar boas práticas e desenvolver novas soluções que respondam aos desafios urbanos do presente e do futuro.
Os Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards) celebram cidades europeias que se destacam pela criação de ecossistemas de inovação inclusivos, capazes de conectar o público, a academia, o setor empresarial e o setor público.
Na categoria ‘Capital Europeia da Inovação’, a cidade vencedora foi Turim.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.