Braga foi distinguida como Capital Europeia da Inovação, na categoria 'Cidade Europeia Mais Inovadora', na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards), anunciou a Comissão Europeia.
Em comunicado, a Comissão Europeia refere que, como vencedora, a cidade irá receber um prémio de 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras “que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu”.
Em 2.º e 3.º ligares ficaram, respetivamente, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia),
Todos os finalistas serão convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.
O anúncio do vencedor foi feito pela Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, durante a cerimónia de entrega dos prémios, realizada na Web Summit, em Lisboa, Capital Europeia da Inovação de 2023.
Em comunicado, o município de Braga refere que a cidade foi escolhida pelo seu trabalho no estabelecimento de um ecossistema de inovação “robusto e sustentável”.
Este prémio, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação, no âmbito do programa Horizonte Europa, destaca o papel das cidades na promoção de inovações transformadoras, em alinhamento com os objetivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu o que esta distinção “é fruto de um trabalho conjunto” entre a autarquia, a comunidade académica, as empresas e o setor público.
“Estamos empenhados em construir uma cidade que aposta em soluções inovadoras, que valorizam o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável. Este prémio é o reflexo da visão de Braga como uma cidade inclusiva e orientada para o futuro”, afirmou.
Para Ricardo Rio, este é o “reconhecimento internacional do compromisso que Braga tem com a inovação e com o desenvolvimento sustentável”.
“Este prémio coloca Braga no mapa europeu como um centro de inovação, ao serviço da comunidade, reforçando a nossa atratividade para a captação de investimento, de talento e novas parcerias internacionais”, acrescentou.
Braga junta-se agora ao grupo de cidades europeias de referência em inovação, sendo convidada a integrar o grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação, composto por antigos finalistas dos iCapital Awards.
Esta rede de cidades permite uma colaboração contínua para partilhar boas práticas e desenvolver novas soluções que respondam aos desafios urbanos do presente e do futuro.
Os Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards) celebram cidades europeias que se destacam pela criação de ecossistemas de inovação inclusivos, capazes de conectar o público, a academia, o setor empresarial e o setor público.
Na categoria ‘Capital Europeia da Inovação’, a cidade vencedora foi Turim.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.