Braga foi distinguida como Capital Europeia da Inovação, na categoria 'Cidade Europeia Mais Inovadora', na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards), anunciou a Comissão Europeia.
Em comunicado, a Comissão Europeia refere que, como vencedora, a cidade irá receber um prémio de 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras “que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu”.
Em 2.º e 3.º ligares ficaram, respetivamente, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia),
Todos os finalistas serão convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.
O anúncio do vencedor foi feito pela Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, durante a cerimónia de entrega dos prémios, realizada na Web Summit, em Lisboa, Capital Europeia da Inovação de 2023.
Em comunicado, o município de Braga refere que a cidade foi escolhida pelo seu trabalho no estabelecimento de um ecossistema de inovação “robusto e sustentável”.
Este prémio, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação, no âmbito do programa Horizonte Europa, destaca o papel das cidades na promoção de inovações transformadoras, em alinhamento com os objetivos da Nova Agenda Europeia de Inovação.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu o que esta distinção “é fruto de um trabalho conjunto” entre a autarquia, a comunidade académica, as empresas e o setor público.
“Estamos empenhados em construir uma cidade que aposta em soluções inovadoras, que valorizam o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável. Este prémio é o reflexo da visão de Braga como uma cidade inclusiva e orientada para o futuro”, afirmou.
Para Ricardo Rio, este é o “reconhecimento internacional do compromisso que Braga tem com a inovação e com o desenvolvimento sustentável”.
“Este prémio coloca Braga no mapa europeu como um centro de inovação, ao serviço da comunidade, reforçando a nossa atratividade para a captação de investimento, de talento e novas parcerias internacionais”, acrescentou.
Braga junta-se agora ao grupo de cidades europeias de referência em inovação, sendo convidada a integrar o grupo de trabalho do Fórum do Conselho Europeu de Inovação, composto por antigos finalistas dos iCapital Awards.
Esta rede de cidades permite uma colaboração contínua para partilhar boas práticas e desenvolver novas soluções que respondam aos desafios urbanos do presente e do futuro.
Os Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards) celebram cidades europeias que se destacam pela criação de ecossistemas de inovação inclusivos, capazes de conectar o público, a academia, o setor empresarial e o setor público.
Na categoria ‘Capital Europeia da Inovação’, a cidade vencedora foi Turim.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.