Viana do Castelo acaba de ser nomeada a terceira cidade mais acolhedora do mundo em 2024. A cidade Princesa do Lima foi o único destino de férias português incluído na lista lançada pela plataforma Booking.com, estabelecida com base no número de ‘Traveller Review Awards’ de cada zona, com base nas avaliações dos viajantes.
A lista de Cidades Mais Acolhedoras do Mundo em 2024, consultada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, é encabeçada por Arraial d’Ajuda (Brasil), Ermoupoli (Grécia), Viana do Castelo (Portugal) surge no terceiro lugar, seguindo-se Daylesford (Austrália), Grindelwald (Suíça), Moab (Estados Unidos da América), Uzès (França), Mazatlán (México), Jaisalmer (Índia) e Fujikawaguchiko (Japão).
Sobre Viana do Castelo, a plataforma refere: “Situada no norte de Portugal e a pouco menos de uma hora de carro do Aeroporto Internacional do Porto, a encantadora cidade costeira de Viana do Castelo combina grandeza arquitetónica, locais religiosos notáveis e uma cultura vibrante num só destino. A pitoresca cidade é conhecida pelo seu património marítimo até hoje, refletido em atrações como o Museu Gil Eannes, um antigo navio-hospital transformado em museu. A localização privilegiada de Viana do Castelo ladeada pelo Oceano Atlântico tornou-a numa meca do surf, kitesurf e windsurf, com a Praia do Cabedelo a receber amantes de desportos náuticos de todo o mundo. Fora da areia, a cidade está repleta de palácios, igrejas e mosteiros de vários períodos históricos que vão do Renascimento ao Barroco e ao Art Déco. Confira o icónico Santuário de Santa Luiza, que oferece vistas panorâmicas e uma impressionante basílica”.
A Booking.com sugere ainda “Onde ficar”, referindo a Pousada de Viana do Castelo que “está situada no alto do Monte de Santa Luiza e tem vista para toda a cidade”. “Os hóspedes podem visitar o centro histórico de Viana do Castelo através do Elevador panorâmico de Santa Luzia. Os visitantes podem alugar um carro para explorar mais destaques da região, incluindo Braga, famosa pelo Bom Jesus do Monte, que tem uma igreja neoclássica no final de uma elaborada escadaria de diversos lances”, é ainda indicado.
Os prémios tiveram por base mais de 309 milhões de avaliações verificadas de clientes, que aferiram a hospitalidade, o serviço e os padrões de acomodações de viagem, atividades e fornecedores de transporte. Para tal, apenas os clientes que tenham ficado num alojamento, alugado um carro ou andado de táxi podem deixar uma avaliação da sua experiência no Booking.com.
A plataforma refere que “a lista deste ano dos lugares mais acolhedores do planeta apresenta uma vasta gama de destinos de todo o mundo”. “De encantadoras cidades costeiras a retiros alpinos e até joias rústicas do deserto, todos esses locais certamente despertarão uma sensação de desejo de viajar para o próximo ano”, refere.
Os agricultores afetados pelos incêndios de setembro na região Norte declararam, até hoje, 2,4 milhões de euros de prejuízos, de acordo com informação disponível no portal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se, este sábado às 18h00 ao Pavilhão João Rocha em Lisboa, para defrontar o Sporting Clube de Portugal em jogo referente à 6ª jornada Liga Feminina Placard Futsal.
Dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo participaram na celebração "Bênção do Caloiro". A iniciativa, que decorreu pela primeira vez na Sé Catedral, foi promovida pela Pastoral Ensino Superior de Viana do Castelo.
O PCP criticou o afastamento do Estado do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), defendendo que residentes e entidades ali sediadas sejam auscultados no âmbito do Programa Especial para o território.
Em jogo da 5.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado esta sexta-feira no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana foi surpreendido pela Associação Académica de Espinho. Os vianenses perderam (0-3) com parciais de 12-25, 20-25 e 13-25.
O antifascista Camilo Mortágua, pai das deputadas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua, morreu hoje aos 90 anos.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) expressou o orgulho por receber em nome de Iúri Leitão o prémio de melhor atleta português em Paris2024, definindo o duplo medalhado olímpico como “um embaixador do desporto” nacional.