Viana do Castelo acaba de ser nomeada a terceira cidade mais acolhedora do mundo em 2024. A cidade Princesa do Lima foi o único destino de férias português incluído na lista lançada pela plataforma Booking.com, estabelecida com base no número de ‘Traveller Review Awards’ de cada zona, com base nas avaliações dos viajantes.
A lista de Cidades Mais Acolhedoras do Mundo em 2024, consultada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, é encabeçada por Arraial d’Ajuda (Brasil), Ermoupoli (Grécia), Viana do Castelo (Portugal) surge no terceiro lugar, seguindo-se Daylesford (Austrália), Grindelwald (Suíça), Moab (Estados Unidos da América), Uzès (França), Mazatlán (México), Jaisalmer (Índia) e Fujikawaguchiko (Japão).
Sobre Viana do Castelo, a plataforma refere: “Situada no norte de Portugal e a pouco menos de uma hora de carro do Aeroporto Internacional do Porto, a encantadora cidade costeira de Viana do Castelo combina grandeza arquitetónica, locais religiosos notáveis e uma cultura vibrante num só destino. A pitoresca cidade é conhecida pelo seu património marítimo até hoje, refletido em atrações como o Museu Gil Eannes, um antigo navio-hospital transformado em museu. A localização privilegiada de Viana do Castelo ladeada pelo Oceano Atlântico tornou-a numa meca do surf, kitesurf e windsurf, com a Praia do Cabedelo a receber amantes de desportos náuticos de todo o mundo. Fora da areia, a cidade está repleta de palácios, igrejas e mosteiros de vários períodos históricos que vão do Renascimento ao Barroco e ao Art Déco. Confira o icónico Santuário de Santa Luiza, que oferece vistas panorâmicas e uma impressionante basílica”.
A Booking.com sugere ainda “Onde ficar”, referindo a Pousada de Viana do Castelo que “está situada no alto do Monte de Santa Luiza e tem vista para toda a cidade”. “Os hóspedes podem visitar o centro histórico de Viana do Castelo através do Elevador panorâmico de Santa Luzia. Os visitantes podem alugar um carro para explorar mais destaques da região, incluindo Braga, famosa pelo Bom Jesus do Monte, que tem uma igreja neoclássica no final de uma elaborada escadaria de diversos lances”, é ainda indicado.
Os prémios tiveram por base mais de 309 milhões de avaliações verificadas de clientes, que aferiram a hospitalidade, o serviço e os padrões de acomodações de viagem, atividades e fornecedores de transporte. Para tal, apenas os clientes que tenham ficado num alojamento, alugado um carro ou andado de táxi podem deixar uma avaliação da sua experiência no Booking.com.
A plataforma refere que “a lista deste ano dos lugares mais acolhedores do planeta apresenta uma vasta gama de destinos de todo o mundo”. “De encantadoras cidades costeiras a retiros alpinos e até joias rústicas do deserto, todos esses locais certamente despertarão uma sensação de desejo de viajar para o próximo ano”, refere.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.