Rui Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, garantiu, este domingo, na cerimónia do 89º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, que vai avançar com a execução de uma candidatura para beneficiar o quartel dos bombeiros voluntários, "num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER".
Ao longo da cerimónia, Rui Teixeira, fez questão de sublinhar que se comemoram “89 anos de solidariedade, de altruísmo, de entrega, de missão e de sacrifício, palavras que melhor definem a grandiosidade e a generosidade dos bombeiros ao longo de várias décadas e diversas gerações, o que, só por si, exige, da parte das entidades públicas, todo o apoio efetivo, merecendo o nosso inteiro respeito, consideração e homenagem”.
Neste sentido, e além de ter aumentado o apoio anual de 63 para 75 mil euros, e de conceder outras verbas solicitadas, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira garantiu que se vai avançar com a execução de uma candidatura ao Programa de Ação “Alto Minho 2030”, que visa a beneficiação deste edifício do quartel dos bombeiros voluntários, num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER.
“Genericamente, a operação caracteriza-se pela adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado”, realçou Rui Teixeira.
“A intervenção engloba ainda a ampliação do parque de viaturas e a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas”, completou.
O 89º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou com um programa comemorativo extenso, com as devidas honras ao passado, com a Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros, bem como de algumas Entidades; bem como uma demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas.


Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.