Rui Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, garantiu, este domingo, na cerimónia do 89º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, que vai avançar com a execução de uma candidatura para beneficiar o quartel dos bombeiros voluntários, "num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER".
Ao longo da cerimónia, Rui Teixeira, fez questão de sublinhar que se comemoram “89 anos de solidariedade, de altruísmo, de entrega, de missão e de sacrifício, palavras que melhor definem a grandiosidade e a generosidade dos bombeiros ao longo de várias décadas e diversas gerações, o que, só por si, exige, da parte das entidades públicas, todo o apoio efetivo, merecendo o nosso inteiro respeito, consideração e homenagem”.
Neste sentido, e além de ter aumentado o apoio anual de 63 para 75 mil euros, e de conceder outras verbas solicitadas, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira garantiu que se vai avançar com a execução de uma candidatura ao Programa de Ação “Alto Minho 2030”, que visa a beneficiação deste edifício do quartel dos bombeiros voluntários, num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER.
“Genericamente, a operação caracteriza-se pela adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado”, realçou Rui Teixeira.
“A intervenção engloba ainda a ampliação do parque de viaturas e a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas”, completou.
O 89º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou com um programa comemorativo extenso, com as devidas honras ao passado, com a Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros, bem como de algumas Entidades; bem como uma demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas.


A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.