Rui Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, garantiu, este domingo, na cerimónia do 89º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, que vai avançar com a execução de uma candidatura para beneficiar o quartel dos bombeiros voluntários, "num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER".
Ao longo da cerimónia, Rui Teixeira, fez questão de sublinhar que se comemoram “89 anos de solidariedade, de altruísmo, de entrega, de missão e de sacrifício, palavras que melhor definem a grandiosidade e a generosidade dos bombeiros ao longo de várias décadas e diversas gerações, o que, só por si, exige, da parte das entidades públicas, todo o apoio efetivo, merecendo o nosso inteiro respeito, consideração e homenagem”.
Neste sentido, e além de ter aumentado o apoio anual de 63 para 75 mil euros, e de conceder outras verbas solicitadas, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira garantiu que se vai avançar com a execução de uma candidatura ao Programa de Ação “Alto Minho 2030”, que visa a beneficiação deste edifício do quartel dos bombeiros voluntários, num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER.
“Genericamente, a operação caracteriza-se pela adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado”, realçou Rui Teixeira.
“A intervenção engloba ainda a ampliação do parque de viaturas e a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas”, completou.
O 89º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou com um programa comemorativo extenso, com as devidas honras ao passado, com a Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros, bem como de algumas Entidades; bem como uma demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas.


Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.