Rui Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, garantiu, este domingo, na cerimónia do 89º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, que vai avançar com a execução de uma candidatura para beneficiar o quartel dos bombeiros voluntários, "num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER".
Ao longo da cerimónia, Rui Teixeira, fez questão de sublinhar que se comemoram “89 anos de solidariedade, de altruísmo, de entrega, de missão e de sacrifício, palavras que melhor definem a grandiosidade e a generosidade dos bombeiros ao longo de várias décadas e diversas gerações, o que, só por si, exige, da parte das entidades públicas, todo o apoio efetivo, merecendo o nosso inteiro respeito, consideração e homenagem”.
Neste sentido, e além de ter aumentado o apoio anual de 63 para 75 mil euros, e de conceder outras verbas solicitadas, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira garantiu que se vai avançar com a execução de uma candidatura ao Programa de Ação “Alto Minho 2030”, que visa a beneficiação deste edifício do quartel dos bombeiros voluntários, num investimento de 140 mil euros, comparticipado em 110 mil pelo FEDER.
“Genericamente, a operação caracteriza-se pela adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado”, realçou Rui Teixeira.
“A intervenção engloba ainda a ampliação do parque de viaturas e a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas”, completou.
O 89º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou com um programa comemorativo extenso, com as devidas honras ao passado, com a Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros, bem como de algumas Entidades; bem como uma demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas.


O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.