Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo celebraram ontem o seu 243º aniversário. As comemorações contemplaram a colocação de coroa de flores no Cemitério Municipal em memória dos bombeiros já falecidos e formatura da corporação composta por 75 elementos no ativo.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e a Vereadora com o pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcaram presença no 243º aniversário dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo.

No quartel, o autarca vianense considerou que “esta celebração é sempre um momento de felicitação por mais um ano que se acrescenta e, neste caso, é extremamente relevante tendo em consideração a longevidade da corporação e a sua história muito rica de que a cidade, o concelho e todos os vianenses se orgulham”. “Este ano que passou foi especial porque foi marcado por um início de mandato, pela consolidação do projeto dos sapadores, pelo reforço com 14 novos elementos que entraram em janeiro e por ter sido um ano que trouxe a tranquilidade que esta corporação merece”, indicou.
“Da parte do executivo, existe um compromisso claro de continuarmos a criar as melhores condições para que continuem o trabalho de excelência que têm feito”, realçou, agradecendo a “disponibilidade e empenho” da corporação que “é um
orgulho” para a população. Luís Nobre referiu ainda que “está praticamente concluído” o novo Centro Municipal de Proteção Civil que corresponde a um investimento de mais de 880 mil euros com o intuito de dar melhor resposta aos desafios da atualidade no âmbito da Proteção Civil e que pretende “garantir todas as condições para que a corporação se possa focar no seu serviço e missão”.

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780. São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.
Dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, um “super-veículo” tanque com capacidade para 16 mil litros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, veículo de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.
Em termos de capacidade intervenção, os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo estão preparados para combate a incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.