Na semana em que se assinala o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos (IEWD – International E-Waste Day, na sigla original), efeméride que se comemora a 14 de outubro, o Município de Ponte de Lima vem apelar a toda a população para entregar os seus eletrodomésticos usados no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, até 30 de novembro.
Esta campanha, promovida pela Eletrão, é uma forma de apoiar a missão dos bombeiros, empenhados na proteção da população e da biodiversidade. Por outro lado, os bombeiros dão também o seu contributo para que eletrodomésticos e outros equipamentos elétricos usados não poluam o ambiente combatendo assim, em várias frentes, o aquecimento global.
Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima fazem parte do Top 20 – Prémio Absoluto da campanha Quartel Eletrão, reunindo por isso, uma forte probabilidade de ser a próxima vencedora de um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios.
O Municipio de Ponte de Lima uniu-se a esta causa em 2023, entregando todos os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE’s) recolhidos, no seguimento da recolha gratuita porta-a-porta de Resíduos Volumosos e Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, contribuindo para a angariação de maiores quantidades de REEE’s e, desta forma, aumentando a possibilidade desta Corporação se sagrar vencedora.
Com esta iniciativa ganha o ambiente, ganha a população, e ganha o concelho de Ponte de Lima dispondo de uma Associação de Bombeiros Voluntários premiada e com mais meios para ajudar quem mais precisa. Para isso é fundamental o envolvimento da população e das empresas locais.
Até 30 de novembro ajude os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e entregue no Quartel os seus Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.