O Festival Internacional de Folclore – O Mundo a Dançar está de regresso a Valença, no dia 5 de agosto, pelas 22h00, no Jardim Municipal. Grupos de danças e cantares tradicionais da Bolívia, do Taiti, da Ucrânia e da Venezuela serão os protagonistas desta edição.
A Bolívia estará representada pelo grupo Ballet Folclórico de La Paz – BAFOPAZ.. O grupo fundado em 2006 é hoje um dos grandes ícones da cultura etnográfica da Bolívia, com mais de 35 digressões internacionais. As suas prestações, valorização e promoção da cultura boliviana tem merecido o reconhecimento dentro de portas e no estrangeiro
O Taiti estará representado pelo grupo Hei Show Tahiti “Ori”. O grupo é um marco de identidade cultural desta ilha do Pacifico. Desde 2010 que o grupo investiga, ensina e promove a cultura taitiana com espetáculos baseados nas lendas ou histórias de cada ilha.
A Ucrânia estará representada pelo grupo Poltava Ensemble of Song, Music and Dance. As raízes ucranianas e canadienses do Grupo Poltava começaram em Regina, no Canadá, em 1922, com a formação de uma orquestra de cordas para crianças. Anos depois, o grupo adicionou dançarinos e cantores e formou o grupo Poltava Ensemble of Song, Music and dance.
A Venezuela estará representada pela Compañia de Danzas Ballet Scorpio. O grupo é um mostruário da cultura e identidade das regiões centro / ocidental da Venezuela, marcada pelas atividades agrícolas em especial a cana-de-açúcar, arroz, milho, café e algodão.

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.