O Festival Internacional de Folclore – O Mundo a Dançar está de regresso a Valença, no dia 5 de agosto, pelas 22h00, no Jardim Municipal. Grupos de danças e cantares tradicionais da Bolívia, do Taiti, da Ucrânia e da Venezuela serão os protagonistas desta edição.
A Bolívia estará representada pelo grupo Ballet Folclórico de La Paz – BAFOPAZ.. O grupo fundado em 2006 é hoje um dos grandes ícones da cultura etnográfica da Bolívia, com mais de 35 digressões internacionais. As suas prestações, valorização e promoção da cultura boliviana tem merecido o reconhecimento dentro de portas e no estrangeiro
O Taiti estará representado pelo grupo Hei Show Tahiti “Ori”. O grupo é um marco de identidade cultural desta ilha do Pacifico. Desde 2010 que o grupo investiga, ensina e promove a cultura taitiana com espetáculos baseados nas lendas ou histórias de cada ilha.
A Ucrânia estará representada pelo grupo Poltava Ensemble of Song, Music and Dance. As raízes ucranianas e canadienses do Grupo Poltava começaram em Regina, no Canadá, em 1922, com a formação de uma orquestra de cordas para crianças. Anos depois, o grupo adicionou dançarinos e cantores e formou o grupo Poltava Ensemble of Song, Music and dance.
A Venezuela estará representada pela Compañia de Danzas Ballet Scorpio. O grupo é um mostruário da cultura e identidade das regiões centro / ocidental da Venezuela, marcada pelas atividades agrícolas em especial a cana-de-açúcar, arroz, milho, café e algodão.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.