O Festival Internacional de Folclore – O Mundo a Dançar está de regresso a Valença, no dia 5 de agosto, pelas 22h00, no Jardim Municipal. Grupos de danças e cantares tradicionais da Bolívia, do Taiti, da Ucrânia e da Venezuela serão os protagonistas desta edição.
A Bolívia estará representada pelo grupo Ballet Folclórico de La Paz – BAFOPAZ.. O grupo fundado em 2006 é hoje um dos grandes ícones da cultura etnográfica da Bolívia, com mais de 35 digressões internacionais. As suas prestações, valorização e promoção da cultura boliviana tem merecido o reconhecimento dentro de portas e no estrangeiro
O Taiti estará representado pelo grupo Hei Show Tahiti “Ori”. O grupo é um marco de identidade cultural desta ilha do Pacifico. Desde 2010 que o grupo investiga, ensina e promove a cultura taitiana com espetáculos baseados nas lendas ou histórias de cada ilha.
A Ucrânia estará representada pelo grupo Poltava Ensemble of Song, Music and Dance. As raízes ucranianas e canadienses do Grupo Poltava começaram em Regina, no Canadá, em 1922, com a formação de uma orquestra de cordas para crianças. Anos depois, o grupo adicionou dançarinos e cantores e formou o grupo Poltava Ensemble of Song, Music and dance.
A Venezuela estará representada pela Compañia de Danzas Ballet Scorpio. O grupo é um mostruário da cultura e identidade das regiões centro / ocidental da Venezuela, marcada pelas atividades agrícolas em especial a cana-de-açúcar, arroz, milho, café e algodão.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.