No âmbito da iniciativa “Viver a Páscoa em Arcos de Valdevez”, o Município arcuense prepara-se para dar início a uma vasta programação este domingo, 17 de março. As atividades prolongam-se até abril e incluem, entre os exemplos, celebrações religiosas, culturais e atividades de animação e lazer.
O programa “Viver a Páscoa em Arcos de Valdevez” inicia este domingo, 17 de março, com mais uma edição dos “Bois da Páscoa”, que contempla o tradicional desfile de bois pela Avenida do Trasladário, a exposição de animais e o concurso pecuário nacional.

A atividade retoma na próxima quinta-feira, 21 de março, com as celebrações do Dia Mundial da Árvore e do Dia Internacional das Florestas, na praia da Valeta, com a iniciativa “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, do Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya.
No sábado, dia 23 de março, acontecerá um “Workshop de Ramos e Palmitos” no Paço de Giela e a “Caça ao tesouro” pelo Centro Histórico da Vila, no Espaço Valdevez. Para fechar a edição do “Sons do Vez ”, no mesmo dia, Tiago Nacarato apresenta “Peito Aberto”, o seu segundo álbum de originais, no auditório da Casa das Artes.
No domingo, 24 de março, a autarquia dará início às celebrações religiosas com a Bênção dos Ramos.
A programação na íntegra pode ser consultada aqui:

Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.